Cidade
Garagem subterrânea, VLT e mudanças no trânsito em Charitas
A partir desta segunda-feira (30/01), três faixas da Avenida Prefeito Sílvio Picanço, em Charitas (sentido Icaraí), serão reabertas a circulação. Isto porque os tapumes das obras da garagem subterrânea serão recuados para o canteiro central. A expectativa é de que toda a obra seja inaugurada na segunda quinzena de março. Outra proposta para região, que está próxima de sair do papel é a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que ligará as estações de barcas de Charitas e da Praça Araribóia, em um percurso total de 11 quilômetros, o Governo municipal se reuniu sexta-feira com Agência de Desenvolvimento Francesa (AFD) para discutir o projeto. Além disso, a obra do túnel Charitas-Cafubá está 70% concluída e deve ser finalizada ainda no primeiro trimestre deste ano.
Garagem subterrânea
A garagem terá 5 mil metros quadrados e abrigará 220 vagas para carro, 40 para bicicletas e 20 para motos, além disso, terá elevador panorâmico. Apenas uma das faixas continuará sendo usada no sentido Jurujuba, que permanecerá interditada até 20 de fevereiro, quando será pavimentado todo o traçado da garagem, para liberação das três faixas sentido Jurujuba, da Avenida Sílvio Picanço.
A gerente do Niterói Rotativo, Fernanda Krykhtine, afirmou que a obra está na fase da concretagem da laje superior e a impermeabilização para recebimento do asfalto. A estrutura é mista de concreto e aço e permite a passagem pela laje superior de veículos pesados, como ônibus, caminhões de carga e até tanques das Forças Armadas.
VLT em Charitas
Na última sexta-feira (27/01), uma missão da Agência de Desenvolvimento Francesa (AFD) se reuniu com o governo municipal para estruturar um acordo de cooperação para investimentos em mobilidade, urbanização e gestão fiscal. Além do projeto do VLT, o escopo conta também com a urbanização dos morros do Estado, Arroz e Boavista, com implantação de infraestrutura básica de saneamento, drenagem, pavimentação, iluminação pública, além de serviços sociais, regulamentação de propriedade de terras e reassentamento de famílias, a implantação do Parque da Chácara do Vintém, com arborização, mobiliário urbano e recuperação de construções históricas, o fortalecimento institucional com a ampliação do sistema de geoprocessamento que vai permitir bases de dados unificadas de todas as secretarias da Prefeitura, o aperfeiçoamento do Sistema da Defesa Civil com a aquisição de novos equipamentos, além da macrodrenagem do Rio Icaraí.
O prefeito Rodrigo Neves informou que serão alinhados os termos do acordo de cooperação que serão encaminhados para a Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento.
Fonte: A Tribuna
