Categorias

CIDADE Após tumulto, evento com pipeiros será remanejado para o centro de Niterói

maxresdefault-2 cópiaApós o tumulto que culminou na apreensão de 40 carretéis com linha chilena, também conhecida como linha de cerol, a Prefeitura de Niterói pretende modificar o local onde são realizados os eventos para pipeiros. De acordo com informações publicadas pelo jornal O Globo, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, disse que vai transferir o evento para o Caminho Niemeyer, na região central da cidade.

Rodrigo Neves revelou que a Praia de Icaraí não é o lugar ideal para um evento deste porte – na última semana, mais de mil pessoas estiveram no local.

Nos últimos três meses, cerca de 60 carretéis foram apreendidos na Praia de Icaraí e Piratininga e levados para o Depósito Público Municipal. Os encontros ocorrem eventualmente nesses locais convocados através de redes sociais e sem autorização da Secretaria de Ordem Pública.

A utilização desse tipo de material passou a ser proibida no município por meio do decreto municipal 11485 de 2013. O decreto proíbe a utilização de cerol e linha chilena. Não são permitidas também a guarda e comercialização. O decreto e amparado pela lei estadual 3278 de 1999.

“A ordem é continuarmos intensificando esse trabalho. As pessoas não estão impedidas de soltar pipa, que é uma diversão. O que não pode e não vamos permitir é que utilizem esse tipo de material cortante que coloca em risco a vida das pessoas. É muita irresponsabilidade. A segurança da população e a ordem pública estão em primeiro lugar” disse Leandro Nunes, inspetor-geral da Guarda Municipal de Niterói.

Conforme já foi divulgado no site do Guia de Niterói, por causa dos pipeiros, muitas pessoas que circulam pela Praia de Icaraí, para caminhar ou fazer exercícios, começaram a evitar o local, na quinta-feira. Segundo relatos, há grande disputa por espaço na areia, devido ao grande número de pessoas.