Categorias

NOTÍCIAS Vereador propõe fogos silenciosos em Niterói ​

Proposta pretende ouvir a opinião da população sobre o assunto antes de virar um projeto de lei.

O vereador Leandro Portugal (PV) quer discutir com a população uma ideia que pode ser transformada em projeto de lei: proibir o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampido e de artifícios, assim como qualquer artefato pirotécnico de efeito sonoro ruidoso, em todo o município de Niterói. Segundo Leandro, por se tratar de um assunto que pode gerar polêmica, seu mandato resolveu abrir uma consulta pública para saber se a maioria dos cidadãos de Niterói é a favor da proposta.

“Resolvemos começar a iniciativa com um post nas redes sociais, para debater com as pessoas, ouvir opiniões e trocar ideias. Havendo consenso da população da cidade, ou uma grande maioria, iremos dar entrada no projeto de lei.” – apontou Leandro.

O objetivo da iniciativa é a preservação da saúde e integridades das pessoas e animais, além da preservação do meio ambiente, visto que é crescente o número de tragédias, acidentes e desastres ocasionados pelo mau manuseio de fogos de artifícios.

Ruim não só para animais

Ainda segundo o vereador, não são apenas os animais que podem sofrer com o barulho excessivo de fogos, rojões e bombas: “Precisamos reforçar que, além dos animais que ficam assustados e atordoados, podendo até se ferir tentando fugir, há também o mal causado a diversas pessoas, como idosos, crianças, autistas, pessoas com deficiências, cardíacos, acamadas ou em leitos de hospitais” – completou.

Seguindo uma tendência nacional, pelo menos mais duas capitais brasileiras terão uma noite de Réveillon um pouco diferente em 2019. São Paulo e Florianópolis anunciaram que farão a tradicional festa da virada com fogos sem barulho. Diversos outros municípios brasileiros, como Santos, Campos do Jordão e Campinas (SP), já aderiram, e garantem que o show permanece igualmente belo e muito mais inclusivo. Aliás, ganha na possibilidade de efeitos visuais diferentes, sincronismo com músicas e muito mais.

Leis para educar

A consulta pública está sendo feita na página do Facebook do vereador e tem tido enorme repercussão. Para a maioria, a ideia deve se transformar em projeto de lei.

Segundo a médica veterinária, Dra. Fernanda Campista, os fogos com barulho excessivo são extremamente prejudiciais aos animais: “Cães e gatos têm muito mais vias sensoriais e ligações nervosas do que humanos. A sensibilidade dos animais aos infrassons e ultrassons é muito grande e esses ruídos excessivos tendem a ser mais prejudiciais para os animais do que para nós. Além disto, temos muitos casos de atropelamentos e mortes de animais na tentativa de fuga dos barulhos.”

Dicas para os animais no Réveillon

Enquanto o projeto não se torna realidade, e para diminuir o sofrimento dos animais, aqui vão algumas dicas que certamente ajudarão seu bichinho a ficar com menos medo – ou um pouco mais tranquilo.

– Tentar tirar o animal do local em que há exposição continuada aos fogos.
– Fazer um isolamento acústico no cantinho do animal.
– Procurar ajuda de um profissional: Há várias técnicas e terapias de auxílio para comportamento animal atualmente.
– Tratamentos com ansiolíticos e sedativos que minimizam os efeitos do estresse e do medo também são medidas paliativas.

E você, o que acha? A ideia, se transformada em projeto de lei, poderá ir para votação na câmara no próximo ano. Para deixar a sua opinião, acesse: http://bit.ly/consulta-niteroi-fogossilenciosos

Comments ( 1 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>