Colunas
Pensando e agindo “fora da caixa” – Criatividade e metodologia para o planejamento de cidades
Pensando e agindo “fora da caixa”, através do Design e metodologias práticas para o planejamento estratégico de cidades.
A necessidade de transformações, políticas, culturais e socioeconômicas sacode nosso país. Com isso, as pessoas estão mudando e a participação política também. E mudar significa, sem dúvida, abrir um espaço democrático cada vez maior, de DIÁLOGO CONSTRUTIVO e, sobretudo, propositivo. Não basta criticar negativamente, nem consolidar e aprofundar radicalismos ideológicos. É hora de AGIR, tanto defendendo ideias próprias quanto aceitando e incorporando ideias e propostas que tragam melhorias ao país, às pessoas e às instituições – mesmo quando não concordemos inteiramente com elas.
Mas de nada adiantam as boas propostas se elas não se transformarem em PROJETOS, e que estes efetivamente se realizem. E, antes de mais nada, parece ser a hora de por em prática o Design Thinking que, como bem resume o amigo Sergio Bandeira, é uma “metodologia multidisciplinar focada nas necessidades humanas com o objetivo de gerar inovação ou soluções criativas de valor para organizações em relação a serviços, produtos e comunicação”.
O grande desafio é justamente fazer com que as pessoas – que devem ser o foco principal acima de tudo – se façam ABERTAS e RECEPTIVAS ao diálogo e ao trabalho em conjunto, modificando sua forma de se relacionar umas com as outras, levando, dessa forma à construção conjunta de pensamentos e de projetos CRIATIVOS, bem como ao esforço de implementá-los e de fiscalizá-los em nome e em benefício de toda a sociedade. Detalhes de meu posicionamento sobre isso, e de meu posicionamento político podem ser lidos aqui.
DESIGN THINKING PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Nossa Niterói é, como todos sabemos, um celeiro de ideias criativas e inovadoras. Democracia, diálogo, divergência e colaboração, consciência política têm sido vivenciadas desde sempre em nossa cidade. Juntá-las na construção coletiva não é, pois, algo estranho para o cidadão niteroiense. Transformar essa disposição numa efetiva INTERAÇÃO COLETIVA, e na elaboração de um “design” cultural e político capaz de efetivar-se na elaboração e efetivação de projetos que beneficiem a cidade e sua população, é um desafio, porém com grande possibilidade de êxito. A criação de fóruns participativos, por exemplo, como propostos pelo já citado amigo Sergio Bandeira, é uma ideia que me parece extremamente atraente.
Creio que é chegada a hora de, também na administração pública e na legislação municipal, pensarmos “fora da caixa”. Que tal começarmos a pensar em termos da metodologia do “Design Thinking”, aplicado ao planejamento de cidades, e principalmente, às discussões na nossa cidade?
LINKS
Mais sobre o Design Thinking e o Planejamento Estratégico de Cidades
Mais sobre o trabalho de Sergio Bandeira
Definição de Design Thinking
Tem alguma dúvida ou sugestão para a Coluna “Seus Direitos”? Entre em contato.
CLIQUE AQUI PARA RECEBER MAIS CONTEÚDOS
Leandro Portugal – Advogado, 33 anos. Nascido e criado em Niterói, amor incondicional pela cidade.
www.facebook.com/LeandroPortugalRj
www.instagram.com/LeandrinhoPortugal
www.leandroportugal.com.br
