Categorias
NOVIDADES

CIDADE Matrículas para o ano letivo de 2015 começam no próximo dia 13

1362431211A Fundação Municipal de Educação (FME) e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) divulgaram o calendário de matrícula da rede municipal de Niterói para 2015. O processo, que terá início no próximo dia 13 e se estenderá até dezembro, será realizado em seis etapas. Foramdisponibilizadas cerca de 7 mil vagas nos segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. 

De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, a atual gestão municipal está honrando o compromisso de garantir o acesso à Educação de todas as crianças e adolescentes em idade escolar. 

“Em 2015, tendo em vista a expansão da Educação Infantil implementada em 2013, teremos um número maior de vagas a oferecer se compararmos com o ano anterior. Estamos trabalhando para oferecer uma educação de qualidade em toda a rede”, afirmou a secretária. 

Para o presidente da Fundação Municipal de Educação, professor José Henrique Antunes, a expansão está sendo possível graças à inauguração de cinco Unidades Municipais de Educação Infantil (programa Mais Infância), municipalização de três escolas estaduais (Antinéia Miranda, Anísio Teixeira e Jacy Pacheco), além das obras de ampliação de várias escolas municipais. “Cada escola que inauguramos nos permite aumentar o repertório cultural dos nossos alunos, pois além da escolarização, estamos oferecendo atividades culturais, esportivas e musicais”, declarou. 

Quanto aos procedimentos para a realização da matrícula, os pais ou responsáveis devem ficar atentos às normas e datas estabelecidas pelo edital divulgado nesta quarta-feira (8.10) no Diário Oficial do município. 

Na primeira etapa, que será realizada nos dias 13, 14, 16 e 17 deste mês, será feita a renovação de matrícula e vai acontecer na própria escola onde o aluno estuda. 

Já a segunda etapa, entre os dias 27 e 31 de outubro, vai atender a quem concluiu o último ano da Educação Infantil em unidades que não oferecem o Ensino Fundamental. No caso destes alunos, provenientes das creches comunitárias ou das Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI), as inscrições serão nos nove polos de matrícula. 

Na terceira, os responsáveis, de posse do encaminhamento, terão um prazo de até três dias para efetivar a matrícula na unidade escolar para qual o aluno foi designado. 

A quarta vai acontecer entre os dias 10 e 25 de novembro e será destinada à pré-matrícula para o preenchimento das vagas na Educação Infantil e nos 1º e 6º anos do Ensino Fundamental. A inscrição poderá ser feita via internet e também nos polos. 

Na quinta, serão divulgados os resultados da pré-matrícula e efetivação das inscrições feitas pela internet. Após confirmar o nome na lista, o responsável terá que comparecer à unidade escolar designada, no período de 01 a 05 de dezembro. 

A sexta e última etapa, que ocorrerá entre os dias 15 e 17 de dezembro, destina-se ao preenchimento das vagas remanescentes para todos os anos da Educação Infantil e Ensino Fundamental e alunos com distorção idade-ano de escolaridade-ciclo. 

De acordo com a Fundação Municipal de Educação, os polos de matrículas estão localizados em nove regiões para facilitar o atendimento aos pais e responsáveis no horário das 8h às 16h. São eles: 



material-escolar-promocoesPOLO 1 – CASA DO CONHECIMENTO 
Situado no Caminho Niemeyer, atrás do Terminal Rodoviário João Goulart. 

POLO 2 – ESPAÇO 300 
R. Visconde de Uruguai, nº 300 – Centro 
Telefone: 2717-3417 

POLO 3 – ESCOLA MUNICIPAL DOM JOSÉ PEREIRA ALVES 
R. Tenente Osório, nº 73 – Fonseca 
Telefones: 3603-8052 / 3607-5130 

POLO 4 – ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE 
R. Soares Miranda, nº 77 – Fonseca 
Telefones: 2718-5121 / 2718-5159 

POLO 5 – ESCOLA MUNICIPAL SÍTIO DO IPÊ 
R. Prof. José Peçanha, s/n. – Pendotiba 
Telefones: 2729-4454 / 2729-4456 

POLO 6 – ESCOLA MUNICIPAL MESTRE FININHA 
R. Dr. Luiz Palmier, 25 – Barreto 
Telefones: 3604-6002 / 3604-6003 

POLO 7 – ESCOLA MUNICIPAL PADRE LEONEL FRANCA 
R. Santos Moreira, 58 – Santa Rosa 
Telefones: 2715-4830 

POLO 8 – ESCOLA MUNICIPAL PORTUGAL NEVES 
R. Quatorze, 14 – Piratininga 
Telefones: 2619-8161 / 2619-8160 

POLO 9 – ESCOLA MUNICIPAL PROF. MARCOS WALDEMAR DE FREITAS REIS 
R. Antônio Luiz Saião, s/n – Itaipu 
Telefones: 2717-9793 

Para fazer a matrícula pela Internet, inclusive nos polos, basta acessar o endereço eletrônico: http://prematricula2014.educacaoniteroi.com.br (o link estará disponível no dia 10 de novembro). 

Já no momento da confirmação de matrícula nas escolas da rede municipal, serão exigidos os seguintes documentos: 

3 (três) fotos 3×4; 
Cópia e original da Certidão de Nascimento do aluno; 
Cópia e original do Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade; 
Cópia e original da Carteira de Vacinação atualizada (no caso de matrícula nas UMEIs); 
Cópia e original da Carteira de Identidade e CPF do responsável pelo aluno; 
Cópia e original do comprovante de residência de Niterói; 
Cópia e original do comprovante de inscrição no programa Bolsa Família, quando for o caso. 


Os pais e responsáveis que desejarem mais informações em relação ao processo de matrículas na rede municipal de Niterói devem consultar o site da Fundação Municipal de Educação (FME) através do link: http://www.educacaoniteroi.com.br/

Fonte: Prefeitura de Niterói