Categorias
NOVIDADES

CIDADE Túnel da TransOceânica: primeira detonação do ano em Charitas acontece nesta quinta

transoA primeira detonação do ano do túnel Charitas-Cafubá será realizada nesta quinta-feira (07/01) às 14h30. A informação foi divulgada no início da tarde pela Prefeitura de Niterói. As ações foram decididas durante uma reunião entre o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves e as equipes responsáveis pela obra da TransOceânica. Foi decido, também, que a partir de amanhã as intervenções no trecho 5, compreendido entre o DPO do Cafubá e a Unimed, terão início. Para segunda-feira (11/01), será a vez do trecho 3, na Fazendinha, e do trecho 1, em frente da Estação de Charitas.

Para o final de março, está prevista a conclusão do trecho 4, que vai do DPO até a rótula do Cafubá. Já o trecho 8, que vai da Padaria Versailles até o Engenho do Mato, a finalização ocorre até maio.

Segundo os responsáveis pela obra, as perfurações encontram-se em estágio acelerado no lado Cafubá do túnel e que o trecho 2 está em franco desenvolvimento.

“Basicamente com essas medidas, teremos iniciado os trechos de 1 a 5 e o 8, faltando apenas o 6 e o 7. A Região Oceânica e a cidade vão ter melhor qualidade de vida, urbana e de mobilidade, a partir da conclusão desse projeto”, disse o prefeito.

Detonação

Para realizar a operação nesta quinta-feira, a Prefeitura de Niterói montou um esquema especial de segurança. A partir das 13h, equipes da Defesa Civil, das áreas de saúde, segurança, trânsito e assistência social estarão no local para orientar a retirada dos moradores da comunidade do Preventório, que já estão previamente avisados desde o início da semana.

O  Corpo de Bombeiros disponibilizará as instalações do quartel de Charitas para acomodar os moradores com lanche e atividades infantis durante o período em que as equipes técnicas e de engenharia realizarão a detonação.

A NitTrans atuará na orientação do trânsito nas ruas próximas, contando com o apoio da Coordenadoria de Trânsito da Guarda Municipal. Agentes da Secretaria de Saúde, ambulâncias da Samu e do Corpo de Bombeiros ficarão de prontidão para qualquer eventualidade.

No início da tarde, os engenheiros trabalharão na colocação dos explosivos. Ao todo, serão utilizados 205 quilos de explosivos.

Às 14h, a Defesa Civil acionará o primeiro alarme para que os moradores que ainda estiverem em casa tenham tempo de sair. Às 14h15, outra sirene será acionada e, às 14h30, ocorrerá a detonação.

Após a explosão, a equipe de segurança fará uma nova varredura para identificar possíveis riscos. Então, será tocada a quarta sirene e, aos poucos, os moradores poderão regressar para suas casas.

A próxima detonação em Charitas acontecerá dia 13 de janeiro e, a partir daí, a previsão é de passaram a diárias, sempre às 14h30. No lado do Cafubá, as escavações do túnel chegaram, atualmente, a 700 metros de extensão (350 metros em cada galeria). Ali, as implosões recomeçaram no último dia 4 de janeiro: são três diariamente.

Obra mais importante dos últimos 40 anos em Niterói, a TransOceânica terá 9,3 quilômetros de extensão e beneficiará cerca de 80 mil pessoas por dia.