Categorias
NOVIDADES

Rabada no Verão. Pode ou Não?

Por Lara Brittes

Glamourizando as carnes de segunda

Está bem, eu sei que estamos no verão, o calor é de matar e o clima pede uma comidinha mais leve… Mas quem pode resistir a um risoto de rabada? Ligue o ar condicionado, abra uma cerveja gelada e aproveite essa maravilha!

Rabada não é o prato mais saudável e muito menos o mais light que existe, mas, convenhamos, é uma das partes do boi mais saborosas e suculentas quando cozida com perfeição. Existem muitas adaptações do prato, como o bolinho de rabada, que por sinal, o tradicional botequim à Mineira – Orquídea oferece essa delícia muito bem feita.

Risoto de rabada é um prato já conhecido por muita gente, mas eu dei o meu toque e acrescentei alguns detalhes, segue a receita.:

Risoto de Rabada com paio e agrião (Serve 7 pessoas)

Ingredientes:

– 2 kg de Rabo de boi
– 2 unidades de paio cortados em 4
– 1 cebola roxa
– ½ cebola picada
– 2 dentes de alho picados
– 1 tomate cortado em pedaços grandes (não precisa tirar a pele nem as sementes)
– 300 gramas de arroz arbório ou carnaroli
– 2 litros de Caldo de galinha
– 2 colheres de sopa de aceto balsâmico
– Azeite
– Sal
– Pimenta do reino
– 1 xícara de chá de vinho tinto
– 2 xícaras de chá de shiitake fatiado
– 1 xícara de chá de champignon fresco cortado em 4
– Agrião à gosto
– Uvas passas pretas à gosto
– Queijo Grana padano ralado à gosto
– 1 colher de sopa de manteiga

Modo de Preparo: Limpar bem os pedaços do rabo, tirando o máximo da gordura que puder. Temperar com sal e pimenta do reino.
Aquecer uma panela de pressão, untar com azeite e selar os pedaços da carne até que fiquem dourados. Reservar na mesma panela, refogar a cebola, o alho e o tomate. Voltar com as carnes, tampar a panela e deixar cozinhar por 45 minutos ou até que a carne descole totalmente do osso.

Retirar os pedaços do rabo da panela e cozinhar o agrião no caldo da rabada. Desfiar a carne e reservar. Em uma panela, aquecer o caldo de galinha. Cortar a cebola roxa em fatias, o mais fino que conseguir.

Em uma panela grande, untar com um pouco de azeite e selar os pedaços de paio. Reservar. Na mesma panela, selar também os cogumelos. Temperar com sal e reservar. Na mesma panela, refogar a cebola roxa até que amoleça. Aumentar o fogo e colocar o aceto balsâmico devagar, deixando evaporar.

Acrescentar o arroz arbóreo e mexer até que os grãos fiquem translúcidos. Colocar o vinho e deixar evaporar. Quando secar, ir regando com caldo de galinha, sempre aos poucos, concha por concha, mexendo sempre, até que fique ao dente. Nesse momento, voltar com os pedaços de paio, os cogumelos e a rabada. Mexer bem, verificar o sal e desligar o fogo.

Acrescentar a manteiga, o queijo, o agrião e as passas. Servir imediatamente.

Um feliz Ano Novo e até semana que vem!

Dúvidas, críticas ou sugestões? Escrevam para mim, meu e-mail é: [email protected]