Categorias
NOVIDADES

CIDADE Operação ‘Agora é Legal’ no Centro fiscaliza vagas para pessoas com deficiência

deficientes-vaga-de-estacionamento_2551909Foi realizada na manhã da última quarta-feira, a operação Agora é Legal no Centro de Niterói, que visa conscientizar os motoristas e pedestres sobre as vagas destinadas as pessoas com deficiência. A ação foi feita pela Coordenadoria de Acessibilidade com o apoio de agentes de trânsito da NitTrans.

Nesta ação além da conscientização foram fiscalizadas todas as vagas destinadas as pessoas com deficiência que resultou no total de 1 veículo rebocado e 3  veículos multados.

O diretor-geral da Coordenadoria de Acessibilidade Bruno Teixeira  informou que somente 2% das vagas são destinados as pessoas com deficiência de acordo com a Lei 10098/2000 regulamentada pela resolução 304 do CONTRAN, e que notou que uma parte significativa da população está mais consciente e informada sobre as leis do trânsito e da acessibilidade já que muitas vagas especiais estavam realmente ocupadas por pessoas com deficiência com o cartão visível no painel do carro.

A secretária municipal de Acessibilidade Carmen Fogaça informou que continuará levando a ação a outros bairros até que os direitos da pessoa com deficiência sejam respeitados. Salientou também que para estar em situação regular a pessoa com deficiência deve possuir o Cartão Especial de Estacionamento em dia, o cartão deve ser requerido na NitTrans.