Categorias
NOVIDADES

CIDADE Niterói vai oferecer serviços e programas para turistas durante as Olimpíadas

niteroi

Segundo mapa divulgado pelo Ministério do Turismo, Niterói é como um dos municípios que se consolidaram como um espaço turístico que merece ser visitado no País. E, para receber os visitantes que chegarão durante as Olimpíadas e Paralimpíadas, a cidade montou esquemas especiais para atender, não só as pessoas que visitarem a região, como também para os moradores. Além de abrigar o estacionamento oficial do evento para motorhomes, o município criou o programa Niterói Help Tourist e o Menu for Tourist, além das opções e atrativos naturais da cidade. Confira o que a cidade reserva para os jogos olímpicos.

 

ESPAÇO PARA MOTORHOMES

Niterói receberá os motorhomes durante as Olimpíadas e Paralimpíadas, no período de 1º de agosto a 19 de setembro. Para saber como fazer as pré-reservas, é só acessar o site [email protected]. Na página, o turista deve ir a parte de informações ao turista. Um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), com atendentes trilíngues dará orientações sobre a cidade.

A infraestrutura contará, ainda, com um centro de convivência com churrasqueiras, sete banheiros femininos, sete masculinos e um para portadores de necessidades especiais. Todo o estacionamento terá pontos de iluminação e água potável, além de sistema de coleta de dejetos. A Neltur manterá funcionários durante 24 horas.

 

44833606SERVIÇO TELEFÔNICO PARA TURISTAS

A Prefeitura de Niterói, por meio da Neltur, lançou o programa Niterói Help Tourist, reunindo cerca de 50 taxistas. O serviço tem como objetivo facilitar o trabalho dos motoristas para atender à grande demanda turística na cidade em função dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.

O serviço, já em funcionamento, está disponível através do Disque Turismo 0800 282 7755, das 9h às 18 horas – após esse horário, os telefonemas devem ser feitos para o número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Ao utilizar o programa, o taxista ou visitante poderá obter informações sobre os atrativos turísticos, serviços diversos, modos de acesso e outras informações em três idiomas diferentes – português, inglês e espanhol – a qualquer momento do dia. Os taxistas incluídos no programa são os regulamentados e recadastrados junto à Prefeitura, independentes ou pertencentes a alguma cooperativa, associação ou sindicato.

 

NITERÓI HELP TOURIST – Durante as Olimpíadas
Disque Turismo – 0800 282 7755 – das 9h às 18h
Disque 153 (CISP móvel) – das 18h às 9h
*Após os Jogos 2016 o DISQUE TURISMO 0800 282 7755 continuará funcionando diariamente das 9h às 18 horas.

 

CARDÁPIOS ESPECIAIS PARA OS JOGOS

Durante o período dos Jogos Olímpicos, Niterói estará inserida no aplicativo Menu for Tourist, que traduz para até oito idiomas cardápios de restaurantes, bares, lanchonetes e outros estabelecimentos similares que se cadastrarem no app. Com o Menu for Tourist, o turista pode fazer a escolha do prato, consultando o cardápio no próprio celular. Depois, basta exibir para o garçom a tela do aparelho com a opção de prato escolhida.

Além dos cardápios disponíveis em inglês, espanhol, italiano, japonês, francês, russo, chinês e alemão, o Menu for Tourist ainda auxilia o turista a chegar aos estabelecimentos, disponibilizando endereços, mapas de localização e fotos do local. O Menu for Tourist pode ser baixado, gratuitamente, tanto para usuários de dispositivos Android quanto para iOS. Empresários que queiram cadastrar seus estabelecimentos comerciais devem entrar na página do aplicativo na internet  www.menufortourist.com e seguir as instruções.

 

DELEGAÇÕES ESTRANGEIRAS

Com belas paisagens e vocação esportiva, a cidade é a casa de 14 equipes de vela que vão competir nos Jogos Rio 2016. Atrações turísticas e opções de hospedagem também são atrativos para o visitante.

Cinco clubes náuticos, localizados nas praias de São Francisco, Charitas e Jurujuba, abrigam atletas das delegações de vela de Grã-Bretanha, Estados Unidos, Espanha, Nova Zelândia, Grécia, Dinamarca, Alemanha, Itália, México, Canadá, Áustria, Portugal, Suíça e Estônia.

Niterói possui  vocação para atividades esportivas ao ar livre, como skate, asa delta, natação, stand up paddle, trilhas e ciclismo e vela.

 

CIDADE DA VELA

As águas calmas de suas enseadas fazem do município um lugar perfeito para a prática da vela, esporte que, historicamente, deu o maior número de títulos olímpicos ao Brasil (seis medalhas de ouro, além de três pratas e oito bronzes). O município tem sete medalhistas olímpicos no esporte. Todos participarão das atividades programadas para o revezamento da tocha olímpica, nos próximos dias 2 e 3 de agosto. Juntos, eles somam dois ouros, uma prata e cinco bronzes para Niterói – que, se fosse um país, estaria à frente de nações como Peru, Equador, Sérvia e Israel no quadro geral de medalhas de todos os tempos.

Torben Grael é um dos mitos da vela no planeta. Bicampeão olímpico em Atlanta-1996 e Atenas-2004, bronze em Seul-1988 e Sydney-2000 (todas na classe Star); e prata em Los Angeles-1984 (classe Soling) – ele nasceu em São Paulo e aprendeu a velejar na Baía de Guanabara, assim como o irmão Lars (bronze em Seul-1988 e Atlanta-1996 na classe Tornado).

Além disso, Torben é pai de Martine e Marco, nascidos em Niterói. Eles vão competir no Rio na classe 49er – ela com a parceira Kahena Kunze; ele em dupla com Gabriel Borges. Será a segunda vez em 20 anos que dois irmãos Grael participam de uma mesma edição dos Jogos – a primeira foi em Atlanta, com o pai e o tio.

 

PAISAGENS DE TIRAR O FÔLEGO

Niterói tem aproximadamente 500 mil habitantes e índice de desenvolvimento humano alto (0,837, o sétimo maior do Brasil e acima do de países como Argentina, Chile, Portugal e Hungria). A cidade conecta-se ao Rio por uma ponte de 13 quilômetros de extensão. Mas a alternativa mais charmosa para chegar a Niterói é cruzar a baía de barca, uma travessia de 20 minutos ao custo unitário de R$ 5,60 (aproximadamente US$ 1,70) o bilhete para cada trecho.

No Rio, a estação de barcas fica na Praça XV de Novembro, a 1km da estação Carioca do Metrô (10-15 minutos a pé). Em Niterói, a estação de barcas fica na Praça Araribóia, região central da cidade. Com paisagens paradisíacas, Niterói possui uma série de atrações turísticas, entre as quais algumas que fazem parte de uma press tripmontada especialmente para a imprensa estrangeira durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos (lista abaixo). O mesmo roteiro estará disponível gratuitamente para turistas.

 

Atrações turísticas e press-trip

Caminho Niemeyer – Complexo de obras do arquiteto Oscar Niemeyer: memorial de história e literatura, museu de ciência e criatividade, teatro, praça, centro de cinema e o Museu de Arte Contemporânea (MAC) – que abriga o segundo maior acervo de arte contemporânea brasileira.

MAC – Inaugurado em 1996, reabriu para visitação em junho, após ampla reforma. É patrimônio histórico e artístico nacional.

Ilha da Boa Viagem – A 500 metros do MAC, a ilha abriga uma igreja do século 18 e ruínas de um forte do século erguido no fim do século 17. Oferece uma bela vista da Baía de Guanabara.

Fortaleza de Santa Cruz – Com vista para o Pão de Açúcar, no Rio, a fortaleza é guarnecida por cinco fortes. Foi construída em 1555, antes mesmo da fundação do Rio.

Parque da Cidade – Localizado em uma área de proteção ambiental, fica a 270 metros de altitude. Do mirante, tem-se uma vista espetacular das praias oceânicas, da Baía de Guanabara e do Rio de Janeiro. O parque tem duas rampas de voo livre.

O download do vídeo sobre Niterói (com áudio em português e legendas em inglês e espanhol) pode ser feito neste link: https://goo.gl/DyCDqD

 

LEITOS E HOSPEDAGEM

Niterói é também uma opção de hospedagem durante o período dos Jogos. A cidade tem mais de 2.400 leitos em hotéis, pousadas e serviços que oferecem cama e café da manhã – muitos ainda disponíveis.