Categorias
NOVIDADES

CIDADE Secretaria de Ordem Pública inicia Operação Papai Noel

Choque-de-ordem-no-Largo-da-Batalha-300x225A Secretaria de Ordem Pública ( Seop) de Niterói deu início na última sexta-feira a Operação Papai Noel que tem como objetivo reforçar o patrulhamento em pontos estratégicos e mais movimentados da cidade em função das festividades natalinas. A operação acontecerá diariamente em diversas ruas de Icaraí e Centro da cidade com horários diferenciados.

Em médias 110 guardas municipais estarão participando das  ações por dia, dentre eles 75 novos guardas que ingressaram no município através de concurso público este ano.A operação também conta com a participação do Departamento de Fiscalização de Posturas.

Durante as ações de hoje, foram apreendidos Cds piratas e aplicadas notificações em estabelecimentos comerciais que invadiam as calçadas com bancas.

As equipes se dividiram por grupos de até quatro guardas. no centro da cidade as rondas foram concentradas em Ruas como: Visconde do Rio Branco , Visconde Uruguai, Jardim São João, São Pedro, XV de Novembro, próximo  às agências dos Correios e Estação das barcas.

Em Icaraí as equipes se concentraram nas ruas Moreira César Gavião Peixoto as equipes circularam entre as ruas Moreira César, Presidente Backer,Gavião Peixoto, Otávio Carneiro e Domingues de Sá. Além das equipes que estão circulando duplas também estão baseadas em esquinas . As equipes estão contando com o apoio de viaturas que estão circulando pelos bairros e motocicletas.
Antes do início da Operação Papai Noel, o secretário de Ordem Pública Marcus Jardim, reuniu os agentes no Caminho Niemeyer para das às últimas orientações para os novatos que iniciaram pela primeira vez o trabalho na Guarda Municipal.

“ Já incorporamos o contingente de guardas concursados a nossa Operação Papai Noel . Todos estão com supervisão de coordenadores mais antigos.A presença do Guarda nas ruas inibi infrações ou pequenos delitos.Queremos garantir isso para os moradores.Também estaremos coibindo abusos  em casos de comércio que ocupa a calçada com mercadorias e ainda  coibindo a ação de ambulantes não credenciados. Esta ação tem que acontecer é importante para  a segurança e o ordenamento “ disse Marcus Jardim .

O secretário explicou ainda que, a Operação Papai Noel acaba se fundindo com a manutenção da Operação Calçada Livre que tem por objetivo manter o ordenamento público deixando espaço em calçadas para o trânsito livre de pedestres, deficientes entre outros. O Calçada Livre foi lançado no primeiro mês do atual governo em Icaraí, Santa Rosa, Jardim Icaraí, e  Largo da Batalha e ações rotineiras continuam sendo feitas nesses locais pela Secretaria de Ordem Pública ( Seop) .

No mês de novembro foram registrados 165 intimações aplicadas pelo Departamento de Fiscalização de Postura incluindo notificações em calçadas quebradas, ou comércio irregular.Mais de 90 mercadorias foram apreendidas sendo comercializadas sem licença incluindo venda de bebidas alcoólicas, CDs e DVds piratas, óculos, relógios, entre outras mercadorias.

 

Fonte: Prefeitura de Niterói