Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Restauração dos monumentos da Ilha da Boa Viagem

Foto:  Divulgação / Douglas Macedo

A prefeitura de Niterói anunciou o início da restauração da estrutura da capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, do fortim e do casarão ainda esta semana. A contenção das estruturas de acesso ao local está sendo finalizada, e a expectativa é que a obra seja concluída em um ano. O investimento será de R$ 6 milhões e a previsão é que o ponto turístico reabra em agosto de 2021.

O local foi fechado para visitação há dois anos, após interdição feita pela Defesa Civil, que avaliou risco de desabamento de duas muretas no acesso.

“Esta é uma obra de responsabilidade do governo federal, já que todo o conjunto é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Mas devido à importância histórica da área e também por seu grande potencial turístico, o município apresentou um projeto ao Iphan e assumiu a obra com recursos próprios”, conta o prefeito Rodrigo Neves.

A OBRA:

A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) concedeu, em 2016, uma carta de anuência ao município que possibilitou iniciar o projeto de recuperação da ilha. A reforma da capela vai manter a estrutura original. Também será preservada a estrutura original do fortim, inclusive alguns pontos em ruínas, para manter os registros das construções.

Já para a construção conhecida como casarão (ou castelo), o projeto prevê a restauração da fachada e a reestruturação da área. O espaço voltará a ser usado pelos escoteiros. A prefeitura ainda planeja instalar ali uma pequena cafeteria e um ambiente cultural para exposições.

Fonte: Jornal O Globo