Categorias

NOTÍCIAS Projeto de Lei que proíbe fogos barulhentos em Niterói aguarda votação

Proposta do vereador Leandro Portugal (PV), que ainda aguarda votação na Câmara, foi criada após ampla consulta à população na internet, além de instituições de Saúde e Assistência e de entidades protetoras de animais.

Projeto pretende melhorar a qualidade de vida e evitar transtornos para animais, idosos, pessoas acamadas, autistas, crianças recém-nascidas e mais. “Desde 2018, meu mandato vem discutindo com a sociedade para saber o que a maioria da cidade quer. E desde então, um percentual extremamente maior quer os fogos silenciosos. Animais se suicidam, pulam de janelas, morrem atropelados, entre outros casos bizarros que poderiam ser evitados. Precisamos evoluir como sociedade, pensando no bem de todos”.

Ainda segundo o vereador, o que as pessoas precisam entender é que os fogos silcenciosos não perdem em nada em beleza e, inclusive, possuem som, porém num nível bem reduzido, que não afetaria a audição. “Com o advento da proibição de fogos barulhentos, pdoeríamos ter espetáculos muito mais inclusivos, com músicas aliadas à beleza visual dos fogos silenciosos. Além disto, evitaríamos muitos acidentes, pessoas mutiladas, entre outros. Precisamos da ajuda e pressão de toda a população para que este projeto entre em votação e seja sancionado pelo Prefeito o quanto antes” – finalizou Leandro Portugal.

Uma vez aprovada, a lei proposta geraria multa de R$ 2 mil para quem descumprir as regras. Segundo o projeto, o valor seria atualizado anualmente pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Na contramão

Ao contrário de diversas cidades no Rio e no Brasil, Niterói manteve a queima de fogos tradicional, marcada para acontecer no dia 31/12, nas praias de Icaraí e Itaipu. A Prefeitura já revelou que a Praia de Icaraí vai receber 7,5 toneladas de explosivos, que devem produzir um espetáculo pirotécnico de 15 minutos. Além disto, a empresa responsável pela instalação e detonação dos fogos, garantiu que este ano as explosões serão ainda mais potentes que nos anteriores. Em Itaipu, será usada 1,5 tonelada de fogos, em uma única balsa.

Veterinária confirma perigo extremo de fogos barulhentos

Segundo a médica veterinária, Dra. Fernanda Campista, os fogos com barulho excessivo são extremamente prejudiciais aos animais: “Cães e gatos têm muito mais vias sensoriais e ligações nervosas do que humanos. A sensibilidade dos animais aos infrassons e ultrassons é muito grande e esses ruídos excessivos tendem a ser mais prejudiciais para os animais do que para nós. Além disto, temos muitos casos de atropelamentos e mortes de animais na tentativa de fuga dos barulhos.”

Dicas para os animais no Réveillon

Enquanto o projeto não se torna realidade, e para diminuir o sofrimento dos animais, aqui vão algumas dicas que certamente ajudarão seu bichinho a ficar com menos medo – ou um pouco mais tranquilo.

– Tentar tirar o animal do local em que há exposição continuada aos fogos.

– Fazer um isolamento acústico no cantinho do animal.

– Procurar ajuda de um profissional: Há várias técnicas e terapias de auxílio para comportamento animal atualmente.

– Tratamentos com ansiolíticos e sedativos que minimizam os efeitos do estresse e do medo também são medidas paliativas.

E você, o que acha? Deixe sua opinião, compartilhe esta matéria com amigos e parentes, queremos saber a opinião da população da cidade.