Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Procon autua supermercados e lanchonetes do Plaza Shopping Niterói

praca

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Governo, realizou, nesta quinta-feira (13/10), uma ação da Operação Secos e Molhados fiscalizando diversos estabelecimentos na área de alimentação do Plaza Shopping Niterói, além de três supermercados – um em Niterói, outro em São João de Meriti e mais um em Brás de Pina, na Zona Norte do Rio. Sete lanchonetes do Plaza foram autuadas, além de todos os supermercados fiscalizados. Quase meia tonelada de alimentos foram descartados.

Em Niterói, os fiscais descartaram no Extra da Rua Desiderio de Oliveira, 105kg de salgados expostos à venda sem proteção contra o manuseio dos consumidores. Foi constatada na oferta de alguns produtos, que a fonte das letras que apresentavam o valor da parcela na compra no cartão de crédito estava em tamanho maior que o da fonte à vista. A marca de um papel higiênico no cartaz de uma gôndola não era a mesma do produto que ali estava à venda. Na área da cozinha havia produto vencido em julho de 2016. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para resolver os problemas de ferrugem e mofo encontrados nas câmaras frias e na tela do exaustor. Havia baratas no balcão do frango e a fiscalização determinou o reforço na dedetização. Não havia cartaz do Livro de Reclamações nem do Disque 180 (telefone para denúncias de violência contra a mulher) na área do restaurante.

Não foram encontradas irregularidades no Subway, Viena, Gendai, Bob´s, Art Vert Restaurante – todos no Plaza Shopping.

Balanço da Operação Secos e Molhados

1 – Mega Matte (Plaza Shopping): Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

2 – Supermarket (Av. Ana Brito da Silva (Pça Roberto Silveira) – São João de Meriti):Vencidos: 1kg e 200g de Pão de Alho; 8kg e 900g de Blanquet de Peru; 177kg de Mortadela; 4kg e 200g de Carne Moída estocada. Livro de reclamações não autenticado. Ausência do certificado de potabilidade.

3 – Billy The Grill (Plaza Shopping):Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

4 – Burguer King(Plaza Shopping):Livro de Reclamações preenchido de forma equivocada com ausência de comprovação do envio da reclamação.

5 – Coffee Town Cafeteria (Plaza shopping): Ausência de preços nos bolos expostos. Sem especificação: 1kg de doce de leite. Vencidos: 1kg e 400g de torta; 1kg e 300g de geleia laranja;500g de creme.

6 – Compão(Plaza Shopping):Ausência de alvará de funcionamento.Vencidos: 3kg de alface resfriado; 500g de alface resfriado; 2kg e 800g de hambúrguer bovino.

7 – Supermarket(Est. Do Quitungo,1520 – Brás de Pina): Câmara frigorífica: tendais com ferrugem, produtos impróprios na mesma câmara com produtos próprios para consumo, sangue no chão, azulejo quebrado. Produtos encontrados na câmara em contato direto com o chão: 20 kg de pá bovino; 19 kg de carré. Produtos sem especificação: 18 kg de pé de porco. Produtos com data de validade expirada: 14 kg de peito bovino; 36 kg de peito de peru. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.Ausência do Livro de Reclamações.Ausência de potabilidade da água.

8 – Parmê (Plaza Shopping):Registro no Livro de Reclamações não entregue.

9 – Bond Chopp (Plaza Shopping):Havia duas reclamações não enviadas no prazo legal.

10 – Extra (Rua Desiderio de Oliveira – Centro – Niterói): Fonte da parcela maior que fonte à vista. Salgados expostos à venda sem proteção contra manuseio dos consumidores: 40kg de bacalhau; 23kg e 500g de salsicha; 41kg e 500g de linguiça. Papel higiênico elencado em cartaz da gôndola por R$13,11 não era o papel presente na estante de venda. Na área da cozinha havia produto vencido em julho de 2016. Prazo de 15 dias para sanar problemas internos de ferrugem e mofo nas câmaras e na tela no exaustor. Baratas no balcão do frango. Determinado reforço na dedetização. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de cartaz do Disque 180 na área do restaurante. Havia 1kg e 300g de chocolate branco vencido.

 

fonte: PROCON