Categorias
NOVIDADES

CIDADE Prefeitura publica decreto com nome dado ao futuro túnel Charitas-Cafubá

Niteroi_Luis-Antônio-Pimentel_MG_1469 O Diário Oficial do Município de Niterói publicado na última sexta-feira (12.6) trouxe o decreto do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, dando o nome do poeta, professor, jornalista e memorialista Luís Antônio Pimentel, falecido em maio deste ano, ao túnel que ligará Charitas a Piratininga. O túnel integra a TransOceânica, e terá sua construção iniciada no fim deste mês.

Nascido em Miracema, a família de Pimentel mudou-se para Niterói quando ele tinha 2 anos de idade. Na década de 80, ele comandou a luta pela implosão do esqueleto de 13 andares onde seria instalado o Palácio da Justiça em Niterói, onde atualmente existe a Praça da República, com suas características originais.

O decreto também destaca a trajetória de Pimentel como jornalista, iniciada em 1935 na extinta Gazeta de Notícias. Atualmente ele escrevia para o jornal A Tribuna.

Como escritor, Pimentel escreveu 15 livros, entre eles “Contos do Velho Nipon”, “Tankas e Haicais” e “Cem Haicais Eróticos e um Soneto Nipônico”. Suas obras encontram-se reunidas em três volumes, publicados pela Editora Niterói Livros.

Pimentel também foi sócio-fundador da Sociedade Fluminense de Fotografia, tendo sido ainda membro da Academia Fluminense de Letras, Academia Niteroiense de Letras e presidente de honra do Grupo Mônaco de Cultura.