Categorias
NOVIDADES

CIDADE Prefeitura dará gratificação para policiais de acordo com desempenho

policiaA Câmara de Vereadores de Niterói aprovou na última quinta-feira (14/07), em sessão plenária, a mensagem-executiva 2/2016, encaminhada pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, que cria o Sistema de Premiação por Desempenho para policiais civis e militares que atuem na cidade. A iniciativa faz parte do programa Niterói Mais Segura. Os profissionais receberão até R$ 1,5 mil de bônus, a cada trimestre, se cumprirem as metas definidas pelo Sistema Integrado de Metas (SIM) da Secretaria de Estado de Segurança Pública para as Circunscrições Integradas de Segurança Pública. A proposta do Executivo contemplava, ainda, a Guarda Municipal, mas o órgão foi retirado do projeto por conta do impedimento imposto pelo período eleitoral. No entanto, segundo Neves, após a eleição, o bônus será estendido aos guardas.

Os indicadores avaliados serão o combate à letalidade violenta, incluindo homicídio doloso, autos de resistência, latrocínio e lesão corporal seguida de morte; roubos de veículos; e roubos de celulares, a transeuntes e em coletivos.

“Apesar de ser atribuição constitucional do Estado prover a segurança pública, o município pode buscar meios adequados para melhor atender as demandas de segurança de seus cidadãos. É necessário desenvolver medidas que ajudem a combater a criminalidade em Niterói. O projeto prevê uma premiação por desempenho para os servidores ligados à segurança pública da cidade que venham a alcançar resultados satisfatórios no combate à criminalidade”, informa o prefeito na mensagem-executiva.

O projeto estabelece que os profissionais serão avaliados por uma comissão a cada três meses para avaliar seu desempenho. Um representante da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) irá coordenar a equipe, que também contará com membros da Secretaria de Planejamento, Controle e Modernização da Gestão (SEPLAG), da Secretaria de Fazenda e da Procuradoria Geral do Município. O projeto ainda passará por sanção do prefeito Rodrigo Neves.

Mais segurança

Rodrigo Neves ainda reforçou o pedido por mais segurança para Niterói durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O prefeito encaminhou um ofício ao secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, pedindo mais policiais para patrulhar a cidade, que tem previsão de receber cerca de mil veículos motorhomes, além de 450 atletas de 40 países e milhares de turistas.

“Reiterei a cobrança por um plano específico para o município durante e após a realização das Olimpíadas e Paralimpíadas. Niterói é a única cidade incluída na agenda oficial da Olimpíada com delegações e milhares de visitantes. Vamos manter atitude de cooperação e de cobrança para mais segurança em Niterói”, destacou o prefeito.