Cidade
Niterói pela primeira vez entre as dez melhores cidades em Gestão Inteligente
Niterói e Santos são as duas únicas cidades que não são capitais e estão entre as dez mais inteligentes do país segundo o ranking Connected Smart Cities.
O ranking Connected Smart Cities, está na quarta edição e mostrou São Paulo em primeiro lugar em 2016 e 2017. Nesse ano, Curitiba passou São Paulo e é considerada a cidade mais “inteligente” do país. O Ranking é composto por 70 indicadores divididos em 11 eixos – mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. O levantamento, feito com dados públicos, considera municípios com mais de 50 mil habitantes. As prefeituras não respondem a nenhum questionário. Neste ano, a empresa de eventos Sator colaborou na pesquisa
Niterói foi a cidade que teve a melhor evolução no ranking, que começou a ser feito em 2015. Chegando ao 10º lugar, e junto com Santos, são as únicas não capitais nesse seleto grupo.
Nos últimos anos, Niterói tirou obras e projetos muito esperados do papel, iniciando uma pequena revolução gerencial, tecnológica e de infraestrutura da Prefeitura, o que permitiu, entre outras coisas, alcançarem, hoje, sinais controlados pelo Centro Operacional de Trânsito, emissão de alvará eletrônico possibilitando a abertura de pequenos e micronegócios em menos de 48 horas, a implantação do CISP e de estações meteorológicas e pluviômetros eletrônicos. Além disso, a cidade é reconhecida pela transparência na administração pública pela CGU e pelo MPF.
