Categorias
NOVIDADES

CIDADE Icaraí ganha base integrada da Guarda Municipal e da Polícia Militar

base-icaraiA Prefeitura de Niterói reformou a cabine localizada no calçadão da Praia de Icaraí, na altura da reitoria da Universidade Federal Fluminense. A unidade começou a funcionar na tarde desta sexta-feira (24.10) como base integrada da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

A reforma da cabine, que estava desativada, integra as ações de apoio da Prefeitura na área de segurança pública em parceria com o governo estadual. A unidade funcionará com plantão de 24 horas, obedecendo uma escala de revezamento entre as duas corporações.

O secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Jardim, destacou a parceria com a PM e o perfil mais ostensivo que a Guarda Municipal de Niterói adotou na atual gestão da prefeitura.

“Sabemos que segurança é uma atribuição do governo estadual. No entanto, a prefeitura não pode ficar ausente e não implantar e apoiar ações numa área tão importante. A Guarda de Niterói vive um momento de singularidade, trocando o velho conceito de trabalho estático, cuidando somente dos próprios municipais, para um trabalho mais ostensivo e de prevenção de delitos”, explicou Jardim.

O comandante do 12º BPM, coronel Gilson Chagas, disse que a população é a maior beneficiária do entrosamento entre a Prefeitura e a Polícia Militar. “Estamos desenvolvendo uma parceria muito importante para a cidade, e quem sai ganhando é a população”, afirmou.

Operação Visibilidade

Outra medida implementada pela Prefeitura em apoio às ações de segurança pública é a Operação Visibilidade nos bairros, iniciada no dia 30 de setembro pela Secretaria de Ordem Pública. A iniciativa consiste na ocupação de pontos estratégicos da cidade para coibir pequenos delitos. Os guardas municipais estão atuando em 20 locais que registram maior número de ocorrências de pequeno porte no Centro e nos bairros das zonas Norte, Sul e Região Oceânica.

A operação inclui presença ostensiva da Guarda, sempre em horários de pico, quando é grande o número de pessoas transitando nos bairros. Cerca de 40 guardas são descolados para os pontos estratégicos, como a Praia de Icaraí, Avenida Marquês do Paraná, Alameda São Boaventura, e Trevo de Itaipu, entre outros.

O Grupamento de Trânsito também marca a presença em locais de grande fluxo de travessia de pedestres.

Fonte: Prefeitura de Niterói