Categorias
NOVIDADES

CIDADE Bicicletários são instalados em vários pontos da cidade

931257A Prefeitura de Niterói instalou na última quarta-feira mais dois bicicletários em Niterói. Desta vez, os locais escolhidos foram no bairro de São Francisco, na altura da Rua Timbiras e na calçada em frente ao McDonalds. Na semana passada, os equipamentos foram colocados no cicloponto (calçadão da Praia de Icaraí, em frente à Reitoria da UFF), no Caminho Niemeyer (Teatro Popular e Fundação Oscar Niemeyer), na Praça da Cantareira (São Domingos) e na orla de Boa Viagem (na altura do campus da UFF).

A ação contempla o Plano Niterói de Bicicleta, programa da Prefeitura para a melhoria da mobilidade urbana focada no uso da bicicleta como meio de transporte. Foram comprados 350 bicicletários, sendo que a primeira fase de instalação contempla 105 equipamentos com hastes em inox – cada bicicletário prende duas bicicletas.

Outros 260 bicicletários encomendados pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) também serão instalados em breve, totalizando 1.220 novas vagas para os amantes da bicicleta em todas as regiões da cidade.

Os novos bicicletários serão instalados também na Rodoviária, no prédio da NitTrans e na Câmara de Vereadores (Centro),em Jurujuba (próximo aos restaurantes), em Piratininga, Camboinhas e Itacoatiara (no calçadão da orla).

Mudanças na Froes

A Prefeitura de Niterói vai realizar mudanças na ciclofaixa da Estrada Leopoldo Fróes, em São Francisco, na zona sul da cidade, para melhorar a fluidez do trânsito no local.

Na tarde da última quarta-feira, o prefeito da cidade, acompanhado do vice Axel Grael, do presidente da NitTrans, coronel Paulo Afonso Cunha, e da secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, esteve no local e anunciou as medidas.

Uma das mudanças será a criação de um trecho compartilhado entre a ciclovia e os pedestres nas próximas semanas. Ele vai do cruzamento da ciclovia com a Fróes até a sede da Neltur. Com a alteração, será implantada uma terceira faixa de rolamento na região, duas para quem sai do Túnel Roberto Silveira e uma para os motoristas que vem da Fróes.

A Prefeitura também estuda para os próximos meses a mudança de toda a ciclovia da Fróes para o lado direito.

“Vamos resolver esse gargalo do trânsito na saída da Fróes, de forma a melhorar a circulação, trânsito e a segurança dos ciclistas e pedestres. E em uma segunda etapa, estamos estudando a possibilidade de transferir toda a ciclofaixa para o lado direito. Com o programa Niterói de Bicicleta, a cidade vem obtendo resultados importantes para o incentivo às bicicletas, melhoria na mobilidade, na circulação, de maneira mais saudável, mais sustentável”, explicou o prefeito.

O coronel Paulo Afonso afirmou que será implantada uma rampa com redutores de velocidade no cruzamento da ciclofaixa com a Estrada Fróes que dará acesso direto na calçada. Afirmou ainda que, no trecho compartilhado, a calçada será nivelada à ciclovia.

“A faixa do ciclista vai sair da rua e compartilhar com a calçada, como existe perto da UFF.  A bicicleta vai vir junto com o pedestre na calçada, tudo demarcado. Será feito um acesso especial onde a ciclofaixa cruza a Fróes com redutores de velocidade para evitar freadas. Com essas medidas, vamos criar uma nova faixa de rolamento e restabelecer a fluidez da Fróes, acabando com a retenção da via”, disse.

Fonte: Prefeitura de Niterói