Cidade
Réveillon em Niterói: Lulu Santos comandará a festa que terá 6 balsas e 15 minutos de fogos

Lulu Santos comandará a festa, que ainda terá shows das bandas niteroienses Melim, DKV e Bloody Mary. Na queima de fogos, serão seis balsas responsáveis por 15 minutos de imagens de coqueiros e borboletas, além de uma bomba dourada de 12 polegadas, que vai atingir 300 metros de altura.
750 mil turistas são esperados em Niterói neste fim de ano. Estimativa é da NELTUR – Empresa de Lazer e Turismo (Neltur). No Natal, o investimento foi feito em decoração e iluminação especial em diversos pontos, como no Campo de São Bento, com canhões de luz no chafariz, e árvores iluminadas.
Além disto, duas árvores pela cidade, uma em São Francisco e outra em Piratininga. No período, o Campo de São Bento, em Icaraí, fica aberto até as 22h. Já no Réveillon, a queima de fogos em Icaraí promete ser caprichada, com mais uma balsa neste ano, totalizando seis.
Inspirado na decoração do Natal Luz de Gramado (RS) e das peças natalinas de Porto (Portugal), a festa de Niterói terá ornamentação e iluminação criativas. Além do Campo de São Bento, os hortos do Fonseca e do Barreto, a decoração inclui ruas de Icaraí e Região Oceânica, onde um presépio será montado. Junto às inaugurações, concertos com atrações especiais estão na programação, que acontecerá entre os dias 6 e 8 de dezembro.
TURISTAS
Uma pesquisa realizada pela Neltur apontou que, no ano passado, 650 mil turistas visitaram a cidade no período. Dessas, 100 mil saíram do Rio de Janeiro para curtir o município. A festa da virada, na transição de 2018 para 2019, são esperados 500 mil pessoas na Praia de Icaraí.
Segundo a Neltur, já foram realizadas reuniões entre os órgãos envolvidos na festa da virada para que tudo ocorra bem. Uma avaliação do réveillon do último ano indicou que não deverão ser feitas mudanças significativas, pois não houve ocorrências graves. O que está sendo adequado são apenas detalhes da festa.
A segurança e o ordenamento de trânsito serão mantidos. Entre órgãos municipais, como Clin, Seop, Guarda Municipal e Samu, e Polícia Militar, serão mais de 2.000 pessoas trabalhando na virada.
A interação com o público ficará por conta das selfies da população reproduzidas nos telões. Ainda para a questão da sustentabilidade, o número de containers de lixo recicláveis serão aumentados e uma campanha de conscientização será feita entre os visitantes.
Ações da Clin e da Secretaria de Meio Ambiente estão programadas para fomentar a consciência na população. Para isso, estão sendo buscadas parcerias com empresas que disponibilizem taças de champanhe sustentáveis. A medida tenta acabar com um dos problemas do Réveillon de Icaraí, o uso de taças e garrafas de vidro, que resultam em acidentes.
