Categorias

Ano novo em Icaraí: seis balsas e 15 minutos de queima de fogos

Com pouco mais de um mês para o final do ano, os preparativos para a festa da virada na Praia de Icaraí já começaram a ser preparados.

Para este fim de ano, 750 mil turistas são esperados pela Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e uma ocupação de quase 100% na rede hoteleira. No Natal, o investimento está sendo em decoração e iluminação especial, com duas árvores, uma em São Francisco e outra em Piratininga. No período, o Campo de São Bento, em Icaraí, fica aberto até as 22h. Já no Réveillon, a queima de fogos em Icaraí promete ser caprichada, com mais uma balsa neste ano, totalizando seis.

Inspirado na decoração do Natal Luz de Gramado (RS) e das peças natalinas de Porto (Portugal), a festa de Niterói terá ornamentação e iluminação criativas. Além do Campo de São Bento, os hortos do Fonseca e do Barreto, a decoração inclui ruas de Icaraí e Região Oceânica, onde um presépio será montado. Junto às inaugurações, concertos com atrações especiais estão na programação, que acontecerá entre os dias 6 e 8 de dezembro.

Uma pesquisa realizada pela Neltur apontou que, no ano passado, 650 mil turistas visitaram a cidade no período. Dessas, 100 mil saíram do Rio de Janeiro para curtir o município. A festa da virada, na transição de 2018 para 2019, são esperados 500 mil pessoas na Praia de Icaraí.

Lulu Santos comanda a comemoração após a virada do ano, que ainda terá shows das bandas niteroienses Melim, DKV e Bloody Mary. Na queima de fogos, serão seis balsas responsáveis por 15 minutos de imagens de coqueiros e borboletas, além de uma bomba dourada de 12 polegadas, que vai atingir 300 metros de altura. Ainda há surpresas programadas para a queima de fogos.

Segundo a Neltur, já foram realizadas reuniões entre os órgãos envolvidos na festa da virada para que tudo ocorra bem. Uma avaliação do réveillon do último ano indicou que não deverão ser feitas mudanças significativas, pois não houve ocorrências graves. O que está sendo adequado são apenas detalhes da festa.

A segurança e o ordenamento de trânsito serão mantidos. Entre órgãos municipais, como Clin, Seop, Guarda Municipal e Samu, e Polícia Militar, serão mais de 2.000 pessoas trabalhando na virada.

A interação com o público ficará por conta das selfies da população reproduzidas nos telões. Ainda para a questão da sustentabilidade, o número de containers de lixo recicláveis serão aumentados e uma campanha de conscientização será feita entre os visitantes.

Ações da Clin e da Secretaria de Meio Ambiente estão programadas para fomentar a consciência na população. Para isso, estão sendo buscadas parcerias com empresas que disponibilizem taças de champagne sustentáveis. A medida tenta acabar com um dos problemas do Réveillon de Icaraí, o uso de taças e garrafas de vidro, que resultam em acidentes.

CADASTRO DE VENDEDORES PARA RÉVEILLON
O secretário municipal de Ordem Pública (Seop) divulgou no Diário Oficial a convocação de ambulantes que queiram trabalhar na comercialização de bebidas e comidas durante a festa de Réveillon em Niterói. O cadastramento poderá ser feito até dia 6 de dezembro, das 9h às 12h e das 13h às 15h, pessoalmente na Rua Presidente Craveiro Lopes, 153, no Barreto, munido de identidade, CPF, comprovante de residência, uma foto recente colorida (5x7cm) e, em caso de portador de necessidade especial, o laudo médico.

Comments ( 1 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>