Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Visitas ao Costão de Itacoatiara serão limitadas no verão

costaoNa lista dos cartões postais mais visitados de Niterói, o Costão de Itacoatiara despertou a preocupação da supervisão do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset). No último feriado do dia 07, o local teve recorde de público, chegando a 2.241 visitas em um único dia.

Pensando na preservação da trilha e em proporcionar uma experiência agradável ao visitante, o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), definiu que se fará necessário limitar o acesso na trilha que leva ao Costão e a Enseada do Bananal. Atuando nesse novo formato a partir do próximo verão, permitindo o acesso de 600 a mil pessoas/dia, número que ainda será discutindo no projeto, dividido na parte da manhã e tarde.

A superlotação também incomoda os próprios visitantes. Em pesquisa elaborada pela bióloga Fernanda Kreisher e coordenada pelo professor de Geografia da Uff Douglas Pimentel, concluiu-se que o ideal seria até 88 pessoas ao mesmo tempo no topo do Costão – segundo ótica do visitante.

As redes sociais têm sido apontadas como a principal responsável pelo crescimento da fama da Praia de Itacoatiara como um todo. O site TripAdvisor, avaliou o local como o melhor entre as 86 atrações da cidade de Niterói, onde a trilha aparece em quarto lugar. No Instagram, a #Itacoatiaradise já conta com mais de 50 mil fotos e vídeos. A estimativa é que o parque receba mais de 300 mil visitantes até o final do ano.