Categorias
NOVIDADES

CIDADE Violência aumentou em Niterói, segundo dados do ISP

AAO número de homicídios dobrou no primeiro trimestre do ano, comparado com o mesmo período de 2015. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP) e foram divulgados pelo jornal O Globo. Segundo a reportagem do informativo, a guerra entre facções na Zona Norte é um dos principais motivos para o aumento das mortes no município.

De acordo com o levantamento do ISP, esse é o pior resultado para um começo de ano em Niterói desde 2010, quando houve 39 homicídios dolosos nos três primeiros meses do ano. Em 2016, foram 34 casos no primeiro trimestre contra 17 entre janeiro a março do ano passado.

O aumento da violência foi um dos motivos que levou o prefeito da cidade, Rodrigo Neves, a pedir o aumento do efetivo policial ao governador em exercício, Francisco Dornelles, durante uma reunião na última quarta-feira, no Palácio Guanabara.

“Nosso pedido de reforço se refere aos policiais militares que se formarão, em breve, na corporação, para que eles sejam direcionados para Niterói, não apenas durante as Olimpíadas”, explicou Neves.

O Instituto mostrou, ainda, que o salto no número de homicídios pressionou a letalidade violenta, principal índice criminal avaliado pelo ISP, composto pelos homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes em confronto com a polícia.