fbpx
Acesse nossas Mídias
“DENGUE”
tunel

Cidade

Túnel Charitas-Cafubá: primeira detonação do lado de Charitas será realizada nesta quinta-feira

Compartilhe

tunelNesta quinta-feira (19/11), às 11h, a Prefeitura de Niterói inicia mais uma frente de trabalho para a construção do Túnel Charitas-Cafubá: a primeira detonação do lado de Charitas, no Morro do Preventório. Todos os moradores, num raio de 100 metros do local da implosão, terão que deixar suas casas e a região de segurança (área compreendida pelas travessas Santa Cândida e São Caetano; Condomínio Parque de Jurujuba e a travessa onde está localizado o Ciep Leonel Brizola).  O trânsito na Avenida Prefeito Silvio Picanço será interditado e o tráfego dos catamarãs que saem da estação de Charitas também será interrompido. Serão utilizados 50 quilos de explosivos na operação.

Equipes das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Executiva, coordenadas pela Defesa Civil Municipal, estarão no local para orientar os moradores e para garantir que todos deixem o local. Toda a operação – do momento da evacuação até a explosão –  durará aproximadamente uma hora. O quartel do Corpo de Bombeiros em Charitas será o ponto de apoio que receberá as famílias até que elas possam voltar para casa.

De acordo com a prefeitura, o momento da detonação será anunciado por alertas emitidos por sirenes. O primeiro sinal será dado 30 minutos antes, o segundo 20 minutos antes e o terceiro na hora da explosão. Uma última sirene irá soar para avisar quando a área de segurança estiver liberada.

A Nittrans estará no local com um supervisor, dois operadores, dois agentes e duas viaturas.  O trabalho tem por objetivo orientar pedestres e motoristas. A Avenida Silvio Picanço será interditada, entre o Corpo de Bombeiros e o Hotel Solar do Amanhecer, 20 minutos antes da explosão, quando soar a segunda sirene. O trânsito será liberado logo após a detonação, com o sinal da última sirene. Já o tráfego de catamarãs será interrompido 10 minutos antes da implosão e retomado em seguida.

Os moradores da área de segurança foram orientados sobre a evacuação por meio de carta e  cartilha e passaram  por um mapeamento para identificar o responsável pela residência. Dados de contato e a existência de pessoas que necessitarão de auxílio na desocupação, como idosos, crianças e pessoas com deficiência também foram diagnosticados.

As medidas de segurança, com a desocupação das casas, ida para o ponto de apoio, interdição da avenida e interrupção da operação dos catamarãs, passarão a fazer parte da rotina das famílias a partir do dia 23 de novembro e serão repetidas por cerca de três meses.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Cidade

Topo
Precisa de ajuda?