Categorias
NOVIDADES

Segmento de Food Service continua crescendo

0618_foodservice-800x480

Por conta do alto índice de famílias brasileiras situadas nos centros urbanos, o setor de food service (serviços de alimentação) no Brasil cresce continuamente. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), o percentual das despesas dos brasileiros com alimentação fora de casa saltou mais de 12% nos últimos 2 anos.

Quanto maior a população urbana, maior será o potencial de clientes para restaurantes, bares, lanchonetes e empresas que servem refeições prontas. Vislumbrando esse cenário positivo, podemos direcionar o foco para a região fluminense, onde há intensa concentração de restaurantes de diversos padrões, além de inúmeros eventos relacionados ao tema. Diante do crescimento do setor, pude notar que há lacunas a serem preenchidas ainda. Qualidade do serviço, preço, prazo de entrega e prazo de pagamento, estão entre os principais itens que carecem de atenção ao se investir no setor.

Atento a estes fatores busque sempre sair na frente, ter um diferencial diante do seus concorrentes, já que o segmento está propício a investimentos, possuindo uma alta taxa de lucro. Um bom ramo para se inserir nesse mercado é o de franquias, onde a rentabilidade se expande cada vez mais, amparada não somente pelas condicionalidades do próprio mercado, como também pelo aumento no número de visitantes nacionais e estrangeiros, além dos eventos de grande porte que vem ocorrendo, e que ainda estão por vir, como as Olimpíadas, por exemplo.

Outro nicho forte dentro setor é o de delivery. Com um aumento substancial desse tipo de comércio nos últimos anos, as empresas especializadas não param de crescer, inclusive abrindo espaços para terceirização dos serviços. O segmento de pizza é o recordista do setor, porém nada impede que se diversifique o cardápio e amplie as opções oferecidas aos clientes.

É isso, espero ter ajudado. Você pode se informar mais sobre esse assunto nos sites especializados. Lembre-se sempre que o mercado de gastronomia está em alta, havendo espaço para novas ideias e novas opções.