Categorias

SAMU completa 15 anos de atuação em Niterói

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou 15 anos de atuação em Niterói. O serviço que teve início na cidade, agora está presente em praticamente todos os municípios do País. Nos últimos doze meses recebeu cerca de 7.350 chamados na SAMU de Niterói, 70% atendimentos clínicos.

Na base de Niterói, a frota é composta por seis ambulâncias e duas motolâncias para operação, além de 110 profissionais entre médicos, enfermeiros, condutores socorristas e técnicos de enfermagem. O SAMU realiza atendimentos domiciliares, participa de grandes eventos de rua como o Réveillon na Praia de Icaraí e Carnaval, além de ministrar palestras educativas em escolas, associações e clubes.

Atualmente, o SAMU da região Metro II (Niterói, São Gonçalo, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Itaboraí e Maricá) recebe de 300 a 500 telefonemas por dia. Cerca de 80% das ocorrências são resolvidas por telefone através do serviço de telemedicina, ou direto no local da chamada. Índices que desafogam as demandas dos hospitais de urgência e emergências.

Para solicitar o serviço em casos de emergências basta ligar para 192.