Categorias
NOVIDADES

CIDADE Prédio do Cine Icaraí terá segurança reforçada

cineicaraiPoliciais civis e militares e membros da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Prefeitura de Niterói participaram uma operação integrada no prédio do antigo Cine Icaraí na última quinta-feira (17/03). O motivo seria uma série de denúncias informando que moradores de rua estariam invadindo o local para ter acesso a apartamentos próximos e praticar roubos.

Durante a operação, ninguém foi encontrado no local, mas foram achados objetos pessoais, como roupas, restos de comida e mantas.

“A UFF está tomando providências, instalando grades e vai fazer uma vigilância mais efetiva. O 12º BPM vai intensificar o policiamento no local e a Assistência Social passará por aqui com mais frequência”, disse o coordenador do Grupo Executivo para o Crescimento Ordenado e Preservação das Áreas Verdes, coronel Gílson Chagas.
Chagas explicou que um dos acessos aos apartamentos era por uma janela do cinema que será fechada pela UFF, impedindo assim o acesso aos prédios.

 A UFF adquiriu o prédio em dezembro de 2011, com o intuito de transformá-lo num centro cultural. Seguindo o projeto, que ainda não foi finalizado, novas três salas de cinema serão erguidas, assim como um pequeno teatro, que servirá como palco para apresentações da Orquestra Sinfônica Nacional e da Companhia de Ballet de Niterói. Segundo a pró-reitoria da instituição, o investimento inicial da obra é cerca de R$ 70 milhões. Não há previsão de quando o projeto será finalizado.

Construído entre as décadas de 30 e 40, o Cine Icaraí era considerado um dos grandes cinemas de rua do Estado. Foi fechado em 2006, quando era administrado pelo grupo Severiano Ribeiro e teve o seu tombamento estadual decretado em novembro de 2008, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).