Acesse nossas Mídias

Cidade

Ouvidoria Itinerante do Estado atende população de Niterói nesta sexta-feira

Compartilhe

ouvidaNesta sexta-feira (11/12), a Ouvidoria Itinerante da Secretaria de Estado de Saúde estará em Niterói para ouvir demandas, críticas e sugestões, além de orientar a população sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). O município é o quarto a receber o serviço da SES, que já passou pelo Rio de Janeiro (Central do Brasil), Nova Iguaçu e São Gonçalo, contabilizando 250 atendimentos.  A ação em Niterói acontece em frente à bilheteria da estação das barcas, de 9h às 16h, na Praça Araribóia.

De acordo com o portal do Estado do Rio de Janeiro, o índice total de resolubilidade dos atendimentos nesses municípios foi de 49% – número considerado bom, segundo o Estado.

“O serviço móvel de Ouvidoria reflete um modelo de gestão mais participativo, que busca estreitar a relação entre a secretaria e os usuários do serviço público de saúde. Quem ouve, com certeza, erra menos”, destaca Felipe Peixoto, secretário de Estado de Saúde.

A equipe da Ouvidoria Itinerante é composta por dez ouvidores, que são psicólogos, assistentes sociais e profissionais da área administrativa. Demandas de urgência e emergência têm prazo de 48 horas para retorno. Demandas administrativas, 15 dias, e processos administrativos, 30 dias. Os prazos são previstos em regulamentação específica para ouvidorias.

A intenção é que o projeto aconteça em todas as regiões do Estado. Já na segunda fase da ação, a unidade móvel deverá percorrer as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h).

A Ouvidoria

A Ouvidoria é um canal de comunicação da população com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro para receber as demandas e encaminhá-las ao setor competente. A identificação do usuário é importante, mas não é obrigatória. A Ouvidoria Geral da SES atende no telefone 0800 025 5525, nos dias úteis, das 8h às 17h, e pelo e-mail [email protected] Mais informações no site www.saude.rj.gov.br.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Cidade

Topo
Abrir chat
Precisa de ajuda?