Categorias
NOVIDADES

CIDADE Órgãos divulgam parcial de pesquisa sobre turismo em Niterói durante a Copa do Mundo

10441443_10152299563053224_2067880559202063525_nA Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo – em parceria com o Observatório de Turismo  da Universidade Federal Fluminense (UFF), está realizando uma pesquisa de demanda turística  do município durante a Copa do Mundo, aplicando a mesma nos principais pontos turísticos,  nos principais hotéis de Niterói e nos Centros de Atendimento ao Turista, onde trabalham os  orientadores da empresa, especializados em turismo e hotelaria, prontos a dar atendimento  aos visitantes que chegaram e que ainda virão à cidade neste período de Mundial.

Essa iniciativa tem o intuito de coletar dados para serem utilizados de forma a fortalecer as políticas  públicas do setor do turismo e ações estratégicas de promoção da cidade. Nesta primeira  parcial, entre 12 e 29 de junho, divulgada pelo Observatório de Turismo da UFF, que aplicou a  pesquisa, foi constatado:

Nessa preliminar do Observatório de Turismo da UFF, do total de turistas entrevistados, 22%  eram brasileiros e 78% eram estrangeiros, sendo Chile, Argentinos e Inglaterra os países com  maior número de visitantes.

Em relação à pesquisa realizada nos Centros de Atendimento ao Turista, pelas estagiários da  Neltur, foi constatado:

Vieram à cidade visitantes oriundos de 51 países, dos cinco continentes. Destes, a maioria da Colômbia, Argentina, Chile, México e Estados Unidos;

Dos turistas brasileiros que visitaram Niterói, a maioria vem do Estado do Rio de Janeiro, seguido por São Paulo e Pernambuco respectivamente;

10518975_10152308338893224_2980987768449331960_nPara o presidente da Neltur, Paulo Freitas, a cidade se preparou para atender o turista,  principalmente neste período do Mundial.

“A empresa planejou e estruturou ações que se mostraram eficazes para orientar bem os turistas durante a Copa do Mundo. O trabalho de prospecção de folders nos 14 Centros de Atendimento ao Turista (CATs) cariocas – em parceria com a RioTur – e nos cinco de Niterói está divulgando amplamente a cidade que, dessa forma, mostrou-se preparada para receber os turistas, cuja demanda foi aumentada significativamente neste período do Mundial. Nessa divulgação foram utilizados meios dos mais modernos, como os totensdigitais interativos instalados nos aeroportos de Congonhas  e Santos Dumont. Além disso, como prevíamos, recebemos turistas oriundos de várias partes do mundo, principalmente da Chile, Argentina e Inglaterra, como ficou evidenciado na primeira parcial da pesquisa de demanda turística que estamos realizando em parceria com o Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF) que será concluída logo ao final da Copa”, destacou.

“Para uma gestão mais eficaz do turismo da cidade e até mesmo para balizar os empreendedores do Trade Turístico, é necessário o conhecimento sobre o perfil do nosso turista de forma consubstanciada em pesquisa acadêmica. Por isso, ressaltamos a importância deste trabalho em parceria com a UFF.” Ressaltou o Diretor de Turismo da NELTUR, Rubens Branquinho.

Fonte: Prefeitura de Niterói

Fotos (via instagram): @victorberbert, @jakelinebrum e @lisbelaleca