Categorias
NOVIDADES

Niterói não está entre as 50 cidades do estado que mais gastam com a saúde

d1fc Azevedo Lima - nathalia felizDivulgado pelo Governo do Estado através do anuário ‘Finanças dos Municípios Fluminenses’, o saldo de Niterói com a saúde anda lá embaixo. De acordo com os dados, a cidade gasta, em média, por pessoa, R$ 663,21 por ano, o que faz com que ela seja a 51ª na posição das cidades fluminenses que mais usam parte da renda per capta destinada à saúde.

À medida de comparação, o valor gasto por Niterói é apenas 22% do gasto pelo primeiro colocado – o município de São João da Barra – que investe, anualmente, R$ 3.059,29, por pessoa. O levantamento dos dados foi feito pela reportagem do jornal O Globo.

De acordo, ainda, com a publicação, o número se refere a última administração, comandada pelo ex-prefeito Jorge Roberto Silveira, contudo, ela ainda aponta que a atual gestão galga os mesmos passos do governo passado, mesmo investindo 4% a mais no último ano. A atuação situação reflete o estado dos hospitais, que apresentam problemas estruturais e a falta de profissionais para atender os moradores da cidade, um claro declínio desde a década de 90, quando Niterói era considerada cidade referência em saúde no estado.

 Fonte: O Globo