fbpx
Acesse nossas Mídias

Cidade

Mais uma trilha para os aventureiros

Compartilhe

Rumo à Região dos Lagos em missão oficial do governo inglês, o naturalista inglês Charles Darwin, há 185 anos, passou pela Região Oceânica. Ele encontrou uma natureza intacta com exemplares da fauna e flora brasileiras que contribuíram para que 28 anos depois revolucionasse a ciência com “A origem das espécies”, livro que apresenta a Teoria da Evolução. A passagem do cientista pelo local, fez com que fosse instituído, em 2008, o Caminho de Darwin, num percurso de três quilômetros de extensão, cruzando o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) entre o Engenho do Mato e Itaocaia (Maricá). Depois de anos de abandono, o local vem sendo revitalizado graças a uma parceria da Secretaria municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O trabalho levou à redescoberta de uma nascente de água límpida, que foi batizada com o nome do histórico expedicionário.

 

A nascente fica a cerca de 800 metros após um desvio na Trilha do Vaivém, como é chamado o caminho que liga a Rua São Sebastião, no Engenho do Mato, a Itaocaia. O local, que recebeu sinalização na última semana, teve o percurso revitalizado, com retirada de galhos que obstruíam a passagem e, nas próximas semanas, bancos de madeira serão instalados em volta da nascente. A trilha também recebeu o nome de Darwin.

A trilha será uma oportunidade para que crianças, jovens e adultos conheçam um pouco da sua história no próprio ambiente. Bruno Silva, engenheiro florestal da secretaria conta que o manejo e a identificação da fonte foi feito e está em ótimo estado.

A nascente passou a integrar o catálogo “Águas escondidas”, desenvolvido pela pasta desde o ano passado. O projeto, que tem o objetivo de identificar nascentes nas 36 bacias hidrográficas da cidade, já localizou 20 áreas que passam por processo de georreferenciamento e análise.

 

Foto: O Globo


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Cidade

Topo
Abrir chat
Precisa de ajuda?