Categorias
NOVIDADES

CIDADE Mais 75 novos guardas municipais iniciam preparação para atuar nas ruas de Niterói

novos-guardasA Prefeitura de Niterói realizou no fim da última semana, no Caminho Niemeyer, a cerimônia de recepção da terceira turma de guardas municipais aprovados no concurso realizado em 2014.  A nova turma é formada por 75 novos guardas, que farão o curso preparatório com duração de três meses. Após a formatura, a corporação irá contar com mais de 500 guardas nas ruas de Niterói. Os 148 guardas que já se formaram este ano atuam no patrulhamento de bairros como Santa Rosa, Centro, Icaraí e Fonseca. Além disso, trabalham em ações da Guarda Ambiental e dos grupos que compõem o quadro do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), na Região Oceânica.

O Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou que o aumento do efetivo da Guarda Municipal é mais uma iniciativa para contribuir com as forças estaduais de segurança.

“Desde o início a gente tem trabalhado com o princípio de cooperação com as forças estaduais de segurança. A segurança pública é uma atribuição constitucional do governo do Estado mas, em Niterói, nós temos cobrado e cooperado. Foi assim com a construção das companhias destacadas da Polícia Militar, da Delegacia de Homicídios e com a Guarda Municipal. Fizemos um plano de cargos e remuneração que dobrou o salário dos guardas e também fizemos o maior concurso público da história da Guarda em parceria com a Universidade Federal Fluminense, que está trabalhando, inclusive, na formação desses profissionais. Eu não tenho dúvida que a ampliação significativa da presença da força pública municipal nas ruas vai contribuir também para a segurança, cooperando com a atuação das forças estaduais”, afirmou.

Neves disse, ainda, que no início de sua gestão a Guarda Municipal contava apenas com 290 homens e que pretende dobrar o quadro no ano que vem.

“Nós estamos agora chegando a mais de 500. Em janeiro de 2016, nós vamos convocar mais uma turma, o que vai representar o dobro do efetivo nas ruas da cidade, com relação ao que nós assumimos. Por outro lado, isso permite ampliar os programas, como a implantação das bases integradas da Guarda e da PM. Na próxima semana vamos inaugurar a base no Fonseca, numa cabine que foi reformada”, disse.

O prefeito anunciou que na próxima semana a prefeitura vai assinar um acordo  de cooperação com a Polícia Federal para iniciar o processo de preparação da Guarda para atuar armada, dispositivo que está previsto no Estatuto do Desarmamento e no Estatuto das Guardas Municipais.

“Essa não será uma ação de curto prazo. Teremos um longo processo de formação e de planejamento. Vamos desenvolver programas de acompanhamento psicológico, criar corregedoria e, a partir dessas medidas, desenvolver o processo para que a guarda possa ser dotada de ferramentas mais efetivas de ação de cooperação com a Polícia Militar. Estou convicto que, com a ação municipal e o trabalho integrado, nós vamos avançar no sentido de Niterói ter mais segurança e dar tranquilidade aos cidadãos”, ressaltou o prefeito.

Participaram da cerimônia o vice-prefeito Axel Grael, secretários municipais e representantes do Legislativo, além de representantes da Polícia Militar e do Exército.

Curso preparatório terá aulas teóricas e práticas

A exemplo das primeiras turmas, eles participarão de cursos preparatórios com aulas teóricas e práticas. A prefeitura pretende dobrar o número de guardas na cidade até 2016. Os cursos serão ministrados por integrantes da UFF e por guardas municipais graduados e especializados em técnicas diferenciadas. O preparatório incluiu aulas sobre abordagem, cidadania, primeiros socorros, conhecimentos gerais, disciplina, ética e a utilização de armas não letais.