fbpx
Acesse nossas Mídias
“DENGUE”
fernanda Young

Especiais

Fruto da Terra: Fernanda Young

Compartilhe

Escritora, roteirista e, hoje em dia, apresentadora de televisão, a niteroiense Fernanda Young é mais uma grande personalidade brasileira fruto da Terra de Araribóia. Nascida em 1 de maio de 1970, aos 42 anos, ela é vista como uma porta-voz das mulheres devido à sua forte e peculiar personalidade, suas declarações controversas, sua obsessão com a cultura popular e seu visual, construído por cabelos geralmente curtos, diversas tatuagens e, por algum tempo, ostensivas pulseiras de baquelite das décadas de 1920 a 1950.

Consolidada como grande escritora, sua formação literária foi em parte constituída durante a travessia Niterói-Rio de Janeiro, pelas Barcas ou em ônibus. Dedicou-se aos livros na busca de aperfeiçoamento, influências e distração. Interrompeu os estudos após a conclusão do ensino fundamental, posteriormente concluindo o médio por meio de um supletivo. Mais tarde, frequentou a faculdade de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), mas não chegou a se formar. Ainda cursou Jornalismo, antes de mudar-se para São Paulo para estudar Rádio & Televisão, na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Apesar de estar locada em São Paulo desde então, Fernanda lembra sempre de suas origens:

“Eu sou de Niterói, morava em frente à praia. É um dos lugares mais bonitos do mundo e ponto!”, disse Fernanda em uma entrevisa, em 2009.

A partir de 1995, Fernanda Young começou a entrar de cabeça no mundo televisivo, sendo roteirista do programa “A Comédia da Vida Privada”, da Rede Globo. No ano seguinte, ela, como escritora, lançou seu primeiro romance, “Vergonha dos Pés“, que já tem mais de 15 edições. Neste período ela ainda escreveu  “À Sombra de Vossas Asas“. Este livro, inclusive, teve os direitos comprados por uma produtora de Hollywood interessada em fazer um filme sobre a obra.

Afastada da televisão desde 1998, Fernanda retorna ao veículo em 2001, com a série “Os Normais”. O seriado seria exibido durante dois anos na Rede Globo e culminaria em um longa-metragem, lançado em 2003. Ela também participaria dos roteiros do quadro “Supersincero” (2005), no programa Fantástico, e do seriado “Minha Nada Mole Vida”, em 2006, todos em pareceira com o ator Luis Fernando Guimarães.

Em 2009, Fernanda Young posou nua para a edição de novembro da revista Playboy. Sobre o polêmico ensaio, ela admitiu arrependimento na hora, mas, destacou a importância da sua atitude:

“É claro que já me arrependi de ter feito. Qualquer decisão que você toma já tem o arrependimento. É melhor lidar com o arrependimento do concreto, de ter feito, do que de não ter feito. Talvez eu fique com o inveja de mim mesma. Vou ter que lidar com a ideia de que aquela mulher sou eu. Foi um grande momento de feminilidade. Ficar dois dias nuas, me abriu uma hipótese de nudez que não conhecia”, disse.

Na frente das telinhas – No entanto, a cerreira de Fernanda Young não estava fadada a ficar apenas por trás das câmeras. Entre 2002 e 2003, ela co-apresentou, ao lado de nomes como Rita Lee, Mônica Waldvogel e Marisa Orth, o programa feminino “Saia Justa” no canal a cabo GNT, e mais tarde o programa “Irritando Fernanda Young”, programa de entrevistas com celebridades. Pelo mesmo canal, hoje ela apresenta o programa “Confissões do Apocalipse”.

Um dos ápices da carreira de Fernanda foi a indicação ao Emmy Internacional, de melhor comédia, pelo seriado “Separação?!” (Rede Globo, 2010).

Apesar da vida acelerada, Fernanda ainda tem tempo para a família. Ela é casada com o roteirista e escritor Alexandre Machado, com quem teve as gêmeas Cecília Madonna e Estela May, de 12 anos, além de dois filhos adotivos, Catarina Lakshimi, de quatro anos, e John Gopala, de três.

 


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Especiais

Topo
Precisa de ajuda?