Categorias
NOVIDADES

Como o Brasil venceu a Copa do Mundo de 2002?

A seleção brasileira de futebol é a seleção mais bem-sucedida na Copa do mundo da FIFA, tendo vencido o prestigiado troféu cinco vezes: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. O time sul-americano sempre foi considerado um dos favoritos em todas as competições de Copa do mundo devido ao fato de ter o melhor desempenho geral em torneios de Copa do mundo. Este ano não será diferente já que a seleção brasileira entra na competição em forma e como uma das favoritas de acordo com os sites de aposta de futebol online.

A Copa do mundo de 2002 foi o 17º torneio de Copa do mundo da FIFA e a primeira edição a ser sediada na Ásia. Também foi a primeira Copa do mundo a ser sediada em conjunto por mais de um país. Na preparação para a competição, o Brasil foi considerado um dos favoritos a erguer o troféu juntamente com as seleções da França, da Alemanha e da Itália. O time foi premiado com um grupo bastante fácil, onde estavam a Turquia, a Costa Rica e a China. Como já era de se esperar, o Brasil passou com facilidade pela fase de grupos, registrando três vitórias em três jogos, incluindo um impressionante 5 a 2 contra a Costa Rica. A fase eliminatória foi mais difícil para a seleção, já que ela teve de enfrentar a Bélgica, a Inglaterra e a Turquia. O time sul-americano conseguiu garantir a vitória nos três jogos, o que o levou a enfrentar a tricampeã da Copa do mundo Alemanha. O time europeu fez um percurso bastante simples até a final e conseguiu evitar times como Espanha e Itália já que, para surpresa de todos, ambas tinham sido eliminadas pela Coreia do sul nas rodadas eliminatórias anteriores. Os alemães acabaram por jogar contra os sul-coreanos, mas registraram uma confortável vitória de 1 a 0 para garantir um lugar na final. Conforme era esperado, a final foi um jogo muito disputado e o Brasil venceu por 2 a 0 graças a dois gols marcados pelo artilheiro Ronaldo, que terminou a competição como principal artilheiro da competição com oito gols, nos 25 minutos finais do jogo. A vitória fez com que o Brasil se tornasse o primeiro a conquistar o prestigiado troféu cinco vezes.

Este infográfico relembra a campanha do Brasil na Copa do mundo de 2002, na Coreia do sul e no Japão, onde a seleção conseguiu sair da competição com seu mais recente troféu de Copa do mundo. Com a Copa do mundo de 2018 na Rússia se aproximando, também veremos como o Brasil poderia repetir o sucesso este ano para sair com seu sexto troféu de Copa do mundo.