Categorias
NOVIDADES

NOTÍCIAS Final de semana de limpeza de Praias e Rios em Niterói ​

Aconteceu no último sábado (15/09), o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (Clean Up Day 2018). Esta iniciativa reúne anualmente, em média, 35 milhões de pessoas ao redor do mundo. Aqui em Niterói, diversas atividades foram feitas por toda a cidade, com ações de conscientização, educação ambiental e limpeza dos mares, areias e margens de rios e praias. Durante os últimos anos a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói (SMARHS) comprometida em garantir o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e sadio a todos, tem como tradição a realização anual do Clean Up Day (Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias).

Icaraí, São Francisco, Jurujuba, Camboinhas, Piratininga (praião e prainha), Itacoatiara e Itaipu estiveram no roteiro, que teve como principais agentes voluntários cadastrados pela internet, grupos de escoteiros, além do apoio da Prefeitura de Niterói e suas secretarias. Na praia de Itaipu, aconteceu a limpeza subaquática, realizada com mergulhadores em parceria com a Reserva Extrativista Marinha local (RESEX) e o Parque Estadual Serra da Tiririca (PESET). Quanto as ações em rios, foram realizadas ações de limpeza no Rio Jacaré e no Córrego da Viração (PARNIT), no Cafubá.
No bairro de Jurujuba, na praia do cais, o 7º Grupo Escoteiro do Mar Benevenuto Cellini comandou a ação, juntamente com equipes da CLIN e do colégio municipal do bairro. Grupos de crianças ficaram responsáveis por limpar, fazer a triagem e separação do lixo, que posteriormente foi recolhido pela CLIN.

Segundo Rodrigo Padula, chefe escoteiro do 7º Grupo Escoteiro do Mar, a missão do escotismo é contribuir para a educação da juventude, formando cidadãos atuantes, responsáveis, comprometidos, contribuindo na construção de um mundo melhor, tendo por princípios e valores o respeito ao próximo e a preservação do meio ambiente: “Niterói tem grande relevância no escotismo nacional, com vários grupos tradicionais como é o caso do 7. Grupo Escoteiro do Mar Benevenuto Cellini com 92 anos de fundação atuando junto à comunidade local em atividades ambientais e de conscientização.” Ainda segundo Padula, somente em 2018, o grupo de escoteiros realizou 3 mutirões de limpeza de praias em Jurujuba, retirando quase 1 tonelada de lixo das praias e Baia de Guanabara.

Confira as fotos do evento clicando aqui.

Para saber mais sobre o 7º Grupo Escoteiro do Mar, clique aqui.