Cidade
Desordem urbana pode criar dois novos complexos de favelas em Niterói
O crescimento desenfreados das comunidades em Niterói pode criar, em breve, dois novos complexos de favelas na cidade: um na Zona Norte, formado pela Vila Ipiranga, no Fonseca e outro na Zona Sul da cidade, formado por pequenas comunidades no entorno do Viradouro, que vão até o Morro do Cavalão, localizado entre Icaraí e São Francisco. As informações foram publicadas pelo jornal O Globo, sendo um alerta das polícias Civil e Militar do município.
De acordo com a publicação, grande parte do problema acontece devido a desordem urbana na cidade e que os bandidos mais perigosos de Niterói (Rodrigo da Silva Rodrigues, o Tineném, do Caramujo e Schumaker Antonácio do Rosário, o Schumacher, do Salgueiro) comandam o crime nas duas regiões.
Em nota, a Prefeitura de Niterói disse que nas últimas duas décadas houve, sim, o crescimento desordenado em áreas de encostas, mas que a atual administração tem tentado lidar com o problema. Ela organizou, através do Escritório Geral de Projetos, o primeiro levantamento aerofotográfico com mapeamento de todo o território do município, disponível no site da Secretaria de Urbanismo e que somente nos últimos dois anos reassentou cerca de 250 famílias que viviam em áreas de risco. A prefeitura revela, também, ter feito investimentos na Vila Ipiranga, onde ocorrerá o reassentamento de famílias da comunidade. A prefeitura informa, ainda, que o serviço 153 atende a denúncias de desordem urbana, mantendo o denunciante em anonimato.
Segundo o comandante do 12º BPM (Niterói), Fernando Salema, a polícia registrou este ano recordes de apreensão de drogas e armas, porém, admitiu a dificuldade para fazer as operações em algumas comunidades do município.
Fonte: O Globo
