Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Confirmado caso de sarampo em moradora de Niterói

A informação foi divulgada no última dia 24, pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. A mulher adulta contraiu a doença em outro Estado, durante uma viagem, segundo a Prefeitura de Niterói. Ela já apresenta um quadro de saúde estável, sem mais riscos de contágio, e já recebeu alta médica. Ao todo o Estado já tem 14 casos confirmados, sendo 11 na capital e dois em Duque de Caxias. As amostras recolhidas da mulher foram analisadas pela Fiocruz, laboratório de referência do Ministério da Saúde, que confirmou a doença. Apesar da manifestação do sarampo, as pessoas que tiveram contato com ela não apresentaram sintomas e continuam sendo monitoradas pela Coordenação de Vigilância em Saúde de Niterói.

Não há registro da circulação do vírus há mais de 20 anos na cidade. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) explicou que quando surge algum paciente com suspeita de sarampo, a evolução do caso é acompanhada por especialistas, que avaliam o histórico de viagens da pessoa, o que permitiu identificar que a doença foi contraída em outro lugar.

Diante do caso, a Prefeitura de Niterói informou que equipes do Programa Médico de Família (PMF) intensificaram o trabalho de orientação nas casas, alertando sobre a importância da imunização. A vacina é a única forma de evitar o sarampo.

A campanha de vacinação contra a doença já tem data marcada. Entre os dias 6 e 31 de agosto, ocorrerá a imunização nacional contra o sarampo e a poliomielite. Em Niterói, 54 salas de vacina das Policlínicas Regionais, Unidades Básicas de Saúde e módulos do Programa Médico de Família, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Já no dia 18 de agosto será o Dia D de mobilização, com mais de 500 profissionais aplicando as doses. A meta de Niterói é vacinar cerca de 25 mil crianças.

O sarampo já foi uma das principais causas de mortalidade infantil no País. A doença, transmitida por um vírus, se manifesta com manchas vermelhas pelo corpo, febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e pontos brancos na mucosa bucal. O sarampo ainda pode causar sequelas neurológicas. Em caso de manifestação dos sintomas, deve-se procurar um médico.  A transmissão acontece de forma direta, através de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

As vacinas tríplice viral e tetra viral, que fazem parte do calendário de imunização do Ministério da Saúde, evitam o contágio pelo vírus do sarampo, assim como a caxumba e rubéola. Crianças de 1 ano e menores de 5 anos de idade devem tomar uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses (tetra). Já quem tem de 5 a 29 anos e não foi vacinado deve tomar duas doses da tríplice, num intervalo de 30 dias. Adultos de 30 a 49 anos podem tomar uma dose da tríplice viral. Quem não lembra se foi vacinado deve procurar um posto de saúde para avaliar a necessidade de se proteger. A vacina é contraindicada para grávidas, pessoas com alergia grave a componentes da vacina, menores de 6 meses de idade e imunocomprometidos.

Confira os postos de saúde de Niterói que oferecem a vacina contra o sarampo:

Policlínicas: Dr. Carlos Antônio da Silva – Rua Jansen de Mello s/nº, São Lourenço; Dr. Sérgio Arouca, Praça Vital Brazil s/nº – Santa Rosa; Dr. Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca; Dr. Francisco da Cruz Nunes – Rua Ver. Armando Ferreira, 30, Largo da Batalha; Assistente Social Maria Aparecida da Costa – Est. Engenho do Mato s/nº, Itaipu; Dr. Renato Silva – Av. João Brasil, s/nº- Engenhoca, Rua Jornalista Sardo Filho, 196, Ilha da Conceição; Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº, Jurujuba; Av. Colônia s/nº, Caramujo; Professor Barros Terra – Rua Alcebíades Pinto, s/nº, Cantagalo; e Dr. João da Silva Vizella, Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Unidades Básicas de Saúde (USB) do Centro, Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca, Baldeador e Piratininga.

Programa Médico de Família (PMF) e Clínica Comunitária da Família (CCF): Alarico, Atalaia, Bernardino, Cafubá I, Cafuba II, cafuba III, Cantagalo, Caramujo, Colônia, Engenho, Grota I, Grota II, Ititioca, Jonathas Botelho, Jurujuba, Leopoldina, Maceió, Maravista, Marítimos, Maruí, Matapaca, Nova Brasília, Palácio, Preventório I, Preventório II, Souza Soares, Viçoso, Vila Ipiranga,  Viradouro, Vital Brasil e CCF Badu, Ilha da Conceição, Teixeira de Freitas e Várzea das Moças, Morro do Céu e Cavalão.

Comments ( 2 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>