Categorias
NOVIDADES

CIDADE Com um sabor especial: restaurantes de Niterói são premiados em troféu de gastronomia ‘Água na Boca’

IMG_0111

Foto: Gustavo Stephan Agência/O Globo

Que os sabores ditam o sucesso de um restaurante ou bar, isso não há dúvida. Afinal de contas, quem não quer passar momentos agradáveis com amigos, familiares e com quem se gosta e, ao mesmo tempo, apreciar iguarias que mexem com todos os sentidos? Para premiar o polo gastronômico da cidade é que o jornal O Globo Niterói entregou, esta semana, o troféu ‘Água na Boca’ – que elege os melhores bares e restaurantes da terra de Arariboia. A cerimônia aconteceu na última terça-feira, no Teatro Municipal de Niterói.

Ao todo, foram 15 categorias nas quais jurados e o público em geral opinaram sobre os seus espaços culinários favoritos. Entre os quesitos a serem avaliados estavam o melhor peixe ou frutos do mar, melhor doce, melhor churrascaria, melhor sanduíche, entre outros.

Vencedor da categoria ‘Melhor Oriental’, o restaurante Miksi Sushi – localizado nos bairros de Icaraí e Itacoatiara, levou a melhor entre os concorrentes pela criatividade. O Shokudou, como são conhecidos os restaurantes, no Japão, mistura comida oriental com toques da culinária brasileira.

De acordo com o proprietário do Miksi Sushi, Hajime Yokoyama, o prêmio foi recebido com muita alegria.

“A equipe ficou muito feliz com a conquista, principalmente quando souberam que a notícia sairia na mídia. Alguns funcionários ficaram tão orgulhosos do prêmio que até telefonaram para os familiares para contar a novidade. Foi bastante emocionante pra eles, principalmente os mais antigos.”

Hajime ainda revela que a mistura entre os dois estilos de se fazer pratos (o japonês e o brasileiro) é o que mais lhe agrada e tem chamado a atenção do público que frequenta o restaurante.

japa03

O Melhor Oriental: Miksi Sushi

“O que eu mais gosto do nosso cardápio é a linha Brazilian Sushi, que é uma parte do nosso cardápio com pratos desenvolvidos com ingredientes tipicamente brasileiros. A ideia foi inspirada no trabalho do chef Alex Atala e busca valorizar nossos elementos. Dentro do Brazilian Sushi, o que eu mais gosto é o sashimi de atum com molho de cupuaçu”, revelou Yokoyama.

E não é a toa que as receitas fazem tanto sucesso. Se inicialmente a procura era pelo rodízio, a preferência do público agora é outra, explica Hajime.

“A nossa variedade é o que faz sucesso! Até pouco tempo atrás o mais pedido aqui no Miksi era o rodízio, mas, agora os Esqueminhas são os preferidos, principalmente na loja de Itacoatiara. Nos Esqueminhas, os clientes escolhem de três a cinco itens do rodízio para montar o seu prato”, disse.

Sobre as novidades do restaurante oriental, Hajime ainda aproveitou para dar um recado aos leitores do Guia.

“Tem novidade irada vindo por aí, na minha opinião vai ser muito legal, mas é segredo.”

Até o próximo dia 26, o Água na Boca realizará eventos culinários em toda a cidade. Para saber mais sobre o projeto e conhecer a programação, acesse o site: http://oglobo.globo.com/projetos/aguanabocaniteroi

Para conhecer melhor os pratos servidos no restaurante Miksi Sushi, curta a fan page do restaurante: www.facebook.com/MiksiSushi