Categorias

CIDADE Com foco nas Olimpíadas, supermercados e hotéis são alvos do Procon

proconO Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Governo, realizou na última quarta-feira (20/07), a quarta etapa da Operação Mutley. A ação tem como objetivo vistoriar estabelecimentos antes dos Jogos Olímpicos que serão realizados no Rio de Janeiro em agosto. Em Niterói, os agentes do órgão fiscalizaram restaurantes, hotéis e supermercados. Foram autuados três locais e mais de 143kg e 25 litros de produtos foram descartados como impróprios para o consumo.

Em Icaraí, a câmara frigorífica da filial do Multimarket, localizado na Rua Gavião Peixoto, 34, foi interditada devido a sujeira, ferrugem e goteira. Foram encontrados 10kg e 200g de produtos vencidos entre peito de peru, claras de ovo pasteurizada e pães de leite. Entre os cerca de 18 kg de alimentos descartados sem especificação do prazo de validade, havia costela exposta a poeira, presença de insetos, armazenamento fora da refrigeração, margarina conservada de forma diferente da que o fabricante exige e frangos com embalagens violadas. O pão francês era comercializado sem proteção. Linguiças e salsichas estavam expostas à venda com data de validade superior ao determinado pelo fabricante.

Como não foi apresentado o certificado de potabilidade da água, os fiscais exigiram a limpeza dos reservatórios em 24 horas. A comprovação por laudo deverá ser feita em 15 dias no Procon.

No Supermarket que fica na Av. Ewerton Xavier, em Itaipu, foram encontradas prateleiras da câmara refrigerada com ferrugem, presunto com prazo de validade expirado, linguiças, salgados e mortadela expostos com prazo de validade superior ao indicado pelo fornecedor, entre outras irregularidades.

Já no Mercure Niterói Orizzonte, no Gragoatá, foi constatada as ausências do cartaz “Diga Não Ao Turismo Sexual”, folheto explicativo sobre prevenção de AIDS e DST, do cartaz informativo sobre crimes e penas da exploração sexual, além de quarto adaptado para portadores de necessidades especiais.