Acesse nossas Mídias

Cidade

Bicicletários estão sendo instalados em escolas municipais de Niterói

Compartilhe

paracicloA implantação de vagas para estacionamento de bicicletas na cidade, uma das ações do Programa Niterói de Bicicleta, desenvolvido pela Prefeitura de Niterói, está chegando às escolas da rede municipal de ensino. Até o momento, quatro paraciclos (tipo de bicicletário) foram instalados nas escolas municipais Altivo César, no Barreto; Francisco Portugal Neves, em Piratininga; João Brazil, no Morro do Castro e Rachide Salim Sacker, em Santa Bárbara. Cada estacionamento tem capacidade para 10 bikes.

Estudante do sétimo ano da Altivo César, André Felipe, de 13 anos, ressaltou que o bicicletário é um benefício para os ciclistas da escola.

“Antes, os alunos tinham que trancar as bicicletas na grade da quadra. Com a implantação das vagas, isso deixou de ser um problema”, disse o aluno, que é um dos adeptos da bike como meio de transporte para chegar à unidade de ensino.

O diretor Marcos Antônio dos Santos Silva achou a criação do espaço produtiva para a escola.

“A instalação desse estacionamento de bicicletas atendeu às nossas expectativas e a garotada está gostando bastante. A gente conseguiu resolver uma situação que era complicada. Como os alunos prendiam as bicicletas na grade da quadra, tínhamos dificuldade de trocar a rede do espaço”, explicou.

Jose Manoel Felisberto, coordenador do projeto Passeio Ciclístico, que promove passeios anuais com alunos da Altivo César, acredita que o paraciclo representa o início de uma transformação na escola, pois é um incentivo para que mais alunos se sintam seguros ao guardarem suas bicicletas.

“O bicicletário é um começo, é um símbolo. E a gente ficou felicíssimo de ter esse toque inicial. O incentivo vem dessas atitudes e das ciclovias”, destacou.

Coordenadora do Niterói de Bicicleta, Isabela Ledo revelou que a instalação de bicicletários representa um importante incentivo ao uso de bicicletas, já que uma grande parcela de usuários de bikes são jovens estudantes.

“Assim como a construção de ciclovias e ciclofaixas, a instalação de bicicletários é igualmente importante em políticas de incentivo ao uso da bicicleta. Sabemos que grande parte dos ciclistas da cidade são jovens estudantes, então decidimos também contemplar esse grupo, instalando bicicletários em algumas escolas municipais, inclusive aquelas que já possuem algum tipo de campanha pró-bicicleta”, afirmou.

Niterói sobre duas rodas

Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Niterói instalou 1.054 vagas de bicicletas no município, distribuídas em 89 pontos de diversas regiões. O objetivo é que até o fim do ano o número de vagas chegue a 1.220 e novos pontos sejam instalados em diferentes locais. O destaque é o bicicletário que será instalado próximo à estação das barcas Arariboia. Além de fechado e coberto, o estacionamento contará com segurança 24 horas e terá capacidade para 424 bicicletas. Existem outros pontos importantes da cidade que já possuem paraciclos. entre eles a via em frente a estação dos catamarãs, em Charitas, com 70 vagas, e em Camboinhas, que tem 40 vagas.

Além dos paraciclos instalados, o Niterói de Bicicleta está trabalhando na criação de um manual para instalação de estacionamentos de bicicletas para incentivar estabelecimentos da iniciativa privada a colocar bicicletários em seus estabelecimentos. Para shopping centers, hipermercados e universidades, já existe uma exigência para essas instalações (Lei Municipal 2499/2007).


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Cidade

Topo
Abrir chat
Precisa de ajuda?