Acesse nossas Mídias

Cidade

Publicada licitação para a construção do bicicletário da Praça Araribóia

Compartilhe

bicicletário1Foi publicado, no Diário Oficial, pela Prefeitura de Niterói na última quarta-feira (06/04), a convocação para licitação da obra de construção do bicicletário da Praça Araribóia, no centro da cidade. A tomada de preços está marcada para o dia 20 de abril, às 15h. O projeto, desenvolvido pelo Programa Niterói de Bicicleta, terá capacidade para 424 vagas, sendo 136 na horizontal e 288 na vertical e estará à disposição dos ciclistas 24 horas por dia.

Além das vagas, o bicicletário terá recepção, bebedouro, área de descanso, área para manutenções básicas e bombas de ar. A previsão é que a obra esteja concluída no segundo semestre. O investimento será de R$ 852.598,79.

De acordo com o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, o programa tem duas vertentes importantes: a implantação de ciclovias e ciclofaixas e dar aos ciclistas opções de locais para estacionar as bikes.

“O bicicletário da Praça Araribóia será um grande estímulo para as pessoas. É bastante estratégico não só para quem faz a travessia da Baía de Guanabara de barcas, mas também para quem vem trabalhar no centro de Niterói. Além do Centro, temos a previsão de implantar outros três grandes bicicletários: na TransOceânica, próximo ao shopping Multicenter e outro em Charitas”, afirmou Grael.

Para desenvolver o projeto, o Programa Niterói de Bicicleta realizou uma pesquisa com ciclistas e interessados em utilizar o meio de transporte. O levantamento apontou, ainda, que a construção de um bicicletário estimularia muitos ciclistas a deixarem os carros em casa e irem trabalhar sobre duas rodas, já que poderão ganhar um espaço seguro para deixarem suas bicicletas.

“Pessoas de todas as idades e de diferentes rendas usam a bike como meio de transporte e, por isso, precisamos criar facilidades na mobilidade. Entendemos que uma política cicloviária integral inclui, não somente a construção de ciclovias, como também lugares para que os ciclistas possam estacionar suas bicicletas com conforto e segurança. O bicicletário da Praça Araribóia segue as novas diretrizes que estão norteando os projetos de mobilidade da cidade que priorizam os meios de transporte sustentáveis, integrando-os sempre que possível”, afirma Isabela Ledo, coordenadora do projeto Niterói de Bicicleta.

Mais informações sobre o Niterói de Bicicleta podem ser encontradas no site do programa: www.niteroidebicicleta.rj.gov.br.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Cidade

Topo
Abrir chat
Precisa de ajuda?