CIDADE Atletas protestam por limpeza da Baía de Guanabara
- 05, 01, 2015
- in Cidade, Últimas Notícias
Vários atletas que participaram da Copa Brasil de Velas, que aconteceu em Niterói no final do ano passado, usaram as redes sociais e a imprensa para protestar sobre a situação deplorável que se encontra a Baía de Guanabara, local onde aconteceu o campeonato e será palco de várias provas das Olimpíadas de 2016. As informações são do jornal Folha de São Paulo.
No início de 2014, a velejadora Martine Grael postou uma foto nas redes sociais com uma TV em cima da prancha, alertando sobre os lixos que estão sob as águas da baía. A imagem ganhou repercussão mundial. Agora, foi a vez dos suíços Yannick Braulic e Romuald Hausser, que participaram da Copa Brasil de Velas e que relatarem problemas. Além do lixo, eles ainda afirmam que vários companheiros de competição tiveram febre e diarréia após sair das águas da Baía.
Contudo, para as Olimpíadas, a estimativa é que o lixo diminua. Ainda, de acordo com o Folha de São Paulo, de janeiro a novembro de 2014 foram retiradas 439 toneladas de lixo através dos ecobarcos e ecobarreiras. Em Niterói, foram instaladas duas ecobarreiras e possui um ecobarco fazendo a limpeza das águas.
A população também tem parcela de culpa, já que muitos depositam o lixo em praias e lugares próximos ao mar.