Categorias
NOVIDADES

CIDADE Atletas protestam por limpeza da Baía de Guanabara

1433235Vários atletas que participaram da Copa Brasil de Velas, que aconteceu em Niterói no final do ano passado, usaram as redes sociais e a imprensa para protestar sobre a situação deplorável que se encontra a Baía de Guanabara, local onde aconteceu o campeonato e será palco de várias provas das Olimpíadas de 2016. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

No início de 2014, a velejadora Martine Grael postou uma foto nas redes sociais com uma TV em cima da prancha, alertando sobre os lixos que estão sob as águas da baía. A imagem ganhou repercussão mundial. Agora, foi a vez dos suíços Yannick Braulic e Romuald Hausser, que participaram da Copa Brasil de Velas e que relatarem problemas. Além do lixo, eles ainda afirmam que vários companheiros de competição tiveram febre e diarréia após sair das águas da Baía.

Contudo, para as Olimpíadas, a estimativa é que o lixo diminua. Ainda, de acordo com o Folha de São Paulo, de janeiro a novembro de 2014 foram retiradas 439 toneladas de lixo através dos ecobarcos e ecobarreiras. Em Niterói, foram instaladas duas ecobarreiras e possui um ecobarco fazendo a limpeza das águas.

A população também tem parcela de culpa, já que muitos depositam o lixo em praias e lugares próximos ao mar.