Categorias
NOVIDADES

Aproveite com cautela…Triplicada!

É possível que estejamos passando pelo maior aumento de temperatura desde que os termômetros foram inventados. Se não lidarmos com o calor excessivo com cautela, ele pode fazer muito mal a nós e também aos alimentos que consumimos, inclusive os que já estão prontos.

Nesta época do ano é sempre de extrema importância  tomarmos cuidado dobrado com as comidas prontas. A temperatura alta faz com o que a velocidade de deterioração dos alimentos acelere, por isso devem ser consumidos logo após o preparo e as sobras devem ser guardadas na geladeira. O problema é que com verão ainda mais quente, esse problema também cresce, podendo trazer consequências drásticas. Por isso, devemos triplicar o cuidado na hora de servir os pratos, pois um momento de alegria e descontração pode acabar sendo revertido em mal estar, literalmente.

Dicas:  
– Sempre olhar a validade dos produtos antes de comprar.
– Checar se os produtos de geladeira e freezer estão em temperaturas adequadas.
– Checar se os produtos congelados do mercado estão mesmo congelados.
– Na hora de servir os alimentos, sempre cheirar para ver se está tudo OK.
– Colocar as sobras imediatamente na geladeira.
– Evitar usar alimentos que estraguem com facilidade, como a cebola por exemplo. Não usá-la no preparo do arroz e do feijão.
– Quando servir um prato que já foi para a geladeira, aquecê-lo por completo.

Mudando de assunto…
Nossa cidade perdeu uma jóia. O restaurante Trattoria Torta fechou as portas para dar lugar ao Burger King. Mais uma rede de fast food naquela área, onde já existe McDonald´s e Subway. Infelizmente perdemos um estabelecimento tradicional, confiável, onde era servida uma comida boa e com preço excelente. Esperamos a abertura de outro lugar parecido. Enquanto isso podemos aproveitar a gastronomia italiana em bons restaurantes aqui, como o Torninha (número 1 para mim), que fica localizado na Rua Nóbrega. E o Buon Giorno, que fica na Gavião Peixoto, e como o antigo Trattoria Torna, possui boa relação custo benefício. Em homenagem, segue uma receita tradicionalmente italiana!

Filet a Parmegiana com batata baroa rústica (Serve 5 pessoas)
Ingredientes: 
– 1 kg de filet mignon limpo
– Sal
– Pimenta do Reino
– Farinha de trigo
– 2 ovos levemente batidos com o garfo
– Farinha Panko suficiente para cobrir os filés (Se não encontrar a Panko, usar farinha de rosca)
– Óleo de soja
– 1 peça de Queijo Brie
– 100 gramas de presunto de parma
– 2 latas de Tomate Pelatti
– ½ cebola picada
– 2 dentes de alho picados
– Azeite
– Manjericão à gosto

PARA A BATATA BAROA

– 1 kg de batata baroa
– Azeite
– ½ cebola cortada em tiras
– 1 dente de alho picado
– Salsa à gosto
– Sal
– Pimenta do Reino

Modo de Preparo: Em uma panela, refogar a cebola e o alho em azeite, acrescentar os tomates pelados com um pouco de água. Tampar a panela e deixar cozinhar em fogo baixo. Temperar com sal e manjericão. Reservar.

Cortar o mignon em filés grossos, temperar com sal e pimenta do reino. Passar na farinha, depois no ovo e sem seguida na farinha panko (ou rosca). Aquecer uma frigideira com um pouco de óleo e dourar os lados do filet mignon.

Dispor os filés em um tabuleiro, colocar uma fatia de presunto de Parma, por cima o brie e por último o molho de tomate. Colocar umas folhinhas de manjericão por cima e levar ao forno (180°C por 15 minutos ou até o ponto desejado).

PARA A BATATA BAROA:

Cozinhar as batatas, escorrer a água e amassá-las levemente com um garfo. Temperar com sal e pimenta.
Aquecer uma frigideira com bastante azeite e suar a cebola e o alho. Voltar com a batata baroa, misturar levemente para que fique em pedaços e não totalmente amassada e finalizar com a salsinha.
Buon Appetito e até semana que vem!

Por Lara Brittes