Categorias

CIDADE Aplicativo Colab.re completa um ano em Niterói com 4.700 publicações

colabCom 2.580 usuários cadastrados e mais de 4.700 publicações, a Prefeitura de Niterói completou, no último dia 17, um ano de utilização do Colab.re – aplicativo que estabelece contato direto entre a população e as secretarias da cidade.

O app funciona de forma simples. Basta o usuário baixá-lo na loja de aplicativos, inserir sua cidade e vincular a conta com o Facebook. Depois de instalado, é só fotografar uma lâmpada queimada ou uma calçada quebrada, por exemplo, publicar e pronto. A equipe responsável pela gestão do aplicativo envia a denúncia para a pasta responsável. O Colab.re também pode ser utilizado no computador.

De acordo com o subsecretário e coordenador de Mídias Sociais da atual administração municipal, Fernando Stern, o Colab.re também serve como uma ferramenta de gestão.

“O aplicativo nos fornece relatórios, mapeamento das postagens e especificação dos usuários, como sexo, gênero e faixa etária. Todas essas informações são essenciais quando se fala em gestão participativa e é isso o que a Prefeitura de Niterói busca. Já realizamos diversas ações a partir de postagens do Colab, como por exemplo, na área de trânsito e de fiscalização de posturas. Conseguimos saber qual local concentra os maiores problemas e mobilizar as secretarias para as devidas providências. Nos orgulhamos de termos hoje 70% das postagens solucionadas, mas trabalhamos diariamente para aumentarmos este índice”, comentou.

Uma das secretarias que mais utiliza as informações doa aplicativo é a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos. Somente a pasta concentra 90% das categorias existentes no aplicativo.

“Nós recebemos as postagens e incluímos na programação das nossas equipes. Este fluxo é diário e muito positivo para a gestão. Conversamos com a população e identificamos os pontos que apresentam maior demanda, priorizando sempre as urgências”, explicou a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

A utilização do aplicativo pela gestão municipal não se limita, apenas, em programar a resolução dos problemas relatados pelos cidadãos. O Colab.re já entrou para o Plano de Metas da cidade e aparece no Plano de Desenvolvimento do Município para os próximos 20 anos.

“Faz parte das nossas metas e estamos trabalhando diariamente para que o atendimento ao cidadão seja cada vez mais aprimorado e que Niterói seja uma cidade conectada.  A participação da população é primordial e indispensável”, destacou Fernando.