Categorias
NOVIDADES

Simples, mas…Nem tanto!

Por Lara Brittes ([email protected])

Simples, mas… Nem tanto!

Não é de hoje que a gastronomia tem se tornado arte. O ato de comer não é mais apenas um mero “extermínio da fome”, os grandes chefs e restaurateurs estão mais preocupados em proporcionar uma experiência única aos seus expectadores, ops… clientes, por meio da chamada “cozinha tecnoemocional”, onde são capazes de misturas nossos sentidos garantindo uma vivência excepcional.

O foco hoje é: Simplicidade com sofisticação! Comemos não só com a boca, mas com os olhos, por isso, a grande preocupação em transformar pratos simples em pintura, utilizando a criatividade ao máximo. Pode apostar, a decoração faz toda a diferença.

Não existe cozinha de excelência sem amor e delicadeza.

O que vi por ai…

Quando fui à Portugal, comprei um livro só de comidas portuguesas e nele achei uma receita de um doce que sempre apreciei muito – o “Toucinho do Céu” (minha mãe chama de toucinho do inferno rs). Resolvi testar e aprovei. Dei, claro, o meu toque e hoje vou compartilhar esta maravilha com vocês. Simples, mas com um detalhe a mais que faz diferença na hora de servir, e como foram os portugueses que trouxeram os doces para nós, nada mais justo do que homenageá-los na minha primeira publicação com uma sobremesa.


TOUCINHO DO CÉU

Ingredientes:
– 11 gemas
– 1 ovo
– 400 gramas de açúcar
– 250 gramas de amêndoas
– Canela em pó
– 1 colher de sopa de farinha de trigo
– 50 gramas de manteiga
– Raspas de laranja
– 2 xícaras de água

Modo de preparo: Primeiramente, é necessário tirar a pele das amêndoas. Você pode fazer isso colocando-as em um bowl. Coloque água para ferver e escalde as amêndoas. Dessa forma a pele sairá com facilidade.

Depois de retirada a pele, moa as amêndoas até que vire uma farinha granulada.

Em outro bowl, bata levemente as gemas e o ovo, apenas para mistura-los. Reserve.

Em uma panela, coloque o açúcar e a água. Ligue o fogo baixo e deixe até que forme uma calda transparente. Amoleça a manteiga e misture com a farinha. Reserve.

Junte os ovos batidos devagar, misturando sempre. Acrescente as amêndoas e a farinha com manteiga.

Com a ajuda de um fouet, vá mexendo a massa e colocando a quantidade de canela em pó que quiser. Estará no ponto quando começar a soltar do fundo.

Untar uma forma com manteiga e despejar a massa. Acertar a superfície e colocar no forno pré-aquecido a 200°C por 35 minutos.

Esperar esfriar e desenformar.

Polvilhar com canela em pó e raspas de laranja.

Guardar na geladeira.

BOA SEMANA A TODOS! ATÉ QUINTA-FEIRA QUE VEM!