Categorias
NOVIDADES

CIDADE Seminário no Caminho Niemeyer discute turismo na Baía de Guanabara

8166935899_f32042d9ec_zAconteceu na manhã da última sexta-feira a primeira edição do Seminário sobre a Utilização Turística da Baía de Guanabara. O evento foi realizado no Caminho Niemeyer, em Niterói. Durante o seminário foi apresentado um estudo amplo sobre a Baía, além de uma solenidade de comemoração ao aluno número 100 mil do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico) Turismo e entrega dos certificados aos alunos formandos do programa no município.

Presente no evento, o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou as parcerias do município com o Ministério do Turismo que têm feito com que Niterói volte a ter um protagonismo no turismo no país. Ele  falou também sobre a importância do evento.

“Niterói tem hoje infraestrutura para receber turistas e formar profissionais para prestar serviços neste setor é muito importante. Chegamos a um número expressivo de profissionais formados pelo Pronatec. A discussão sobre a Baía de Guanabara é fundamental. É um ativo fantástico que temos no Estado do Rio que tem sido subaproveitado em termos turísticos desde a tragédia do Bateau Mouche. A Baía de Guanabara tem um apelo turístico muito grande e para Niterói é fundamental já que a cidade tem muitas adaptações turísticas à beira mar. Aqui mesmo no Caminho Niemeyer, você poderá ter acesso ao turismo pelo mar. É uma grande oportunidade e precisamos trabalhar isso melhor”, disse.

Axel afirmou ainda que, com a proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016, a Baía de Guanabara ganha importância ainda maior já que será palco de provas da Vela. Segundo ele, é fundamental o cumprimento da meta assumida com a comunidade olímpica de redução de 80% da poluição da Baía até 2016 e de se preocupar como ficará o espaço no período pós-Jogos.

O presidente da Neltur, Paulo Freitas, afirmou que a Prefeitura tem dado tratamento especial ao turismo na cidade.

“O prefeito e o vice-prefeito Axel Grael estão tratando com entusiamo e afinco a questão do turismo. Niterói é hoje uma cidade que pensa o futuro, se analisarmos as questões que envolvem o trabalho de desenvolvimento do turismo no país. Sinto-me honrado em homenagear ainda estes alunos do Pronatec Turismo. Niterói atualmente é uma das cidades contempladas por este programa que já formou aqui mais de 300 alunos”, explicou.

O estudo apresentado sobre a Baía Guanabara indica que os  gestores de seu entorno devam trabalhar visando a estimular o desenvolvimento das localidades. De acordo com o estudo, ações estratégicas deverão perpassar pelo envolvimento das estruturas públicas (federal, estadual e dos municípios envolvidos), privadas e sociais, cujos pilares de seu sucesso encontram base na atratividade, no marketing, na produtividade e na gestão, de modo a manter a necessária competitividade em um mundo globalizado.

O aluno número 100 mil do Pronatec Turismo, o assessor de Turismo, Pablo Tavares, foi homenageado. Ele recebeu das mãos do ministro Vinícius Lages, o certificado de conclusão do curso