Categorias
NOVIDADES

Segredos de uma Lula

lula-gigantePor Lara Brittes ([email protected])

Segredos de uma lula

As lulas fazem parte da tropa dos frutos do mar que tanto apreciamos, desde a doré até recheadas, o problema é que nem sempre são fáceis de cozinhar, por isso algumas dicas são essenciais para acertar de vez.

Primeiramente no Brasil, nós lidamos com praticamente dois tipos de lula: as nativas e as que vêm do Chile (Pacífico) , que são maiores e sempre macias, sendo mais fáceis de coccionar.

Quando vamos ao mercado de peixe e encontramos as lulas que são pescadas aqui, nos são oferecidas de diversos tamanhos. Escolha sempre as menores! As grandonas são borrachudas e só amaciarão na panela de pressão ou se cozidas lentamente em caldo (como no caso das recheadas).
Para saltear as lulas menores, basta aquecer uma frigideira com azeite em fogo bem alto e dar um “susto” nas lulas (inteiras, deixe para cortar depois). Coloque-as na frigideira e deixe dourar levemente por aproximadamente 10 segundos de cada lado, se ficar muito tempo não tem jeito, vão ficar duras. Abaixo deixo um delicioso prato que pode ser feito com lulas!

Salada de batata com lula, palmito pupunha e pimenta.

fotoIngredientes:

– 1 kg de lula limpa
– Pimenta dedo de moça picada a gosto
– 4 unidades de batata cozida com casca
– Azeite
– 3 alhos claquet( inteiros, com casca, levemente amassados com a faca deitada)
– Palmito pupunha cortado em retângulos
– Pimenta do reino a gosto
– Sal a gosto
– Cebolinha cortada fina
– 1 ramo de tomilho

Modo de preparo: Esquentar bem uma frigideira anti aderente com azeite. Colocar as lulas inteiras e dar uma leve dourada. Rapidamente. Temperar com sal e pimenta do reino. Cortar em rodelas e reservar.

Cozinhar os pedaços do palmito pupunha em água e sal. Escorrer e reservar. Com as mãos, cortar as batatas em pedaços pequenos.

Aquecer uma frigideira, colocar azeite, alho, tomilho e a pimenta picada. Acrescentar os pedaços de batata e deixar dourar os lados. Temperar com sal.Acrescentar os palmitos e deixar dourar também. Por fim, juntar as lulas, desligar o fogo e misturar tudo com cuidado. Finalizar com a cebolinha e um fio de azeite extra virgem.

Bom apetite e até a próxima semana!