Acesse nossas Mídias
Seconser limpa Canal de São Francisco

Cidade

Seconser limpa Canal de São Francisco

Compartilhe

Seconser limpa Canal de São Francisco

A Subsecretaria de Rios e Canais vem trabalhando há vários dias, na limpeza do canal na Avenida Presidente Franklin Roosevelt, em São Francisco. Segundo Matheus Perrout, que assumiu a administração regional de São Francisco recentemente, o pronto atendimento e diálogo com o órgão municipal, que é parte da SECONSER (Secretaria de Conservação e Serviços Públicos), foram cruciais para o rápido atendimento e conclusão da demanda do bairro. “Entramos em contato com a SECONSER e tivemos resposta imediata do Valdir Araujo, subsecretário de Rios e Canais da cidade. Na semana seguinte da nossa solicitação, ele já estava aqui pessoalmente coordenando o início da limpeza”.

Além de muita vegetação, o canal apresentava muito lixo, acarretando em entupimento de ralos que poderiam ser extremamente perigosos em casos das fortes chuvas de verão.

Para a realização do serviço, são utilizados, além da limpeza manual, maquinários específicos, como o caminhão Vac All e a Poclain, que otimizam a realização do trabalho. Nos próximos dias, além de limpeza de toda a área também serão realizados serviços de pintura e reparos de meio fios do canal.

Apenas em 2016, as equipes da Seconser retiraram mais de 3 mil metros cúbicos dos rios, canais e ralos da cidade, volume equivalente ao de uma piscina olímpica.

Segundo Dayse Monassa, secretária Municipal de Conservação e Serviços Públicos, é fundamental o trabalho preventivo, e para isto também é fundamental a colaboração de toda sociedade.

“O que fazemos diariamente é trabalho de formiguinha. Recolhemos muito lixo na rede de águas pluviais. São pequenos itens, como garrafas de água, copos plásticos, pacotes vazios de biscoito, que jogados no chão podem contribuir para o entupimento dos ralos durante as fortes chuvas. Fora os sacos de lixos que são colocados para recolhimento em horário errado. É importante a conscientização de toda a população”, alerta a secretária.

Para o vereador Leandro Portugal, que fiscalizou e reforçou a cobrança da demanda para o bairro, o ideal é o diálogo permanente com os moradores do bairro: “Precisamos mudar a forma de fazer política! O poder legislativo e o executivo precisam ouvir e ter um diálogo permanente com as pessoas, e isso deve ser feito através das administrações regionais da cidade”.

Ainda segundo Leandro, esta primeira realização em São Francisco é o exemplo de funcionamento de todas as esferas do serviço público municipal. “O cidadão precisa reinvidicar seus direitos e a forma mais fácil de fazer isso é através das administrações regionais e dos vereadores da cidade. Estamos aqui para acompanhar, fiscalizar e cobrar o atendimento do município às demandas da sociedade!”

Além do trabalho de limpeza de rios e canais, a Seconser retira duas toneladas de lixo por mês dos bueiros de Niterói. O trabalho de limpeza das caixas-ralo, com objetivo de facilitar o escoamento das águas pluviais, complementa-se à ação da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) que, diariamente, recolhe 200 toneladas de lixo jogadas nas ruas da cidade.

A Seconser reforça o pedido para que a população colabore jogando o lixo nos dispositivos apropriados instalados pela cidade.

A Clin também ressalta a importância de os moradores e comerciantes da cidade colocarem o lixo nas calçadas apenas 1 hora antes do início da coleta. Os horários podem ser vistos no site (http://www.clin.rj.gov.br/?a=horariodecoleta) ou pelo app da Clin.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Cidade

Topo
Abrir chat
Precisa de ajuda?