Categorias
NOVIDADES

CIDADE Publicidade nas laterais de ônibus municipais podem estar com os dias contados em Niterói

onibusO uso de publicidade nas laterais dos ônibus pode ser prejudicial para a segurança dos passageiros, já que impede que se observe o comportamento das pessoas dentro do veículo. A teoria foi defendida pela Prefeitura de Niterói que determinou a retirada da película perfurada que cobre as janelas laterais dos coletivos municipais. As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo.

De acordo com a publicação, a publicidade lateral é uma grande fonte de renda para as empresas de ônibus. Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário revelou que o contrato de concessão prevê a utilização de propaganda e que as empresas são orientadas a adesivarem com material perfurado, oferecendo a possibilidade de visualização da área interna, porém, existem pessoas que acham que este tipo de propaganda pode prejudicar o consumidor.

O jornal ouviu o antropólogo e ex-oficial do Bope, Paulo Storani. Segundo ele, esse tipo de película impede que o policiamento ostensivo possa identificar qualquer possibilidade de crime.

Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves ressalta que a publicidade, mais do que um problema estético, repercute na questão da segurança urbana. Ele ainda disse que esse tipo de propaganda aumenta a insegurança.

Ainda não há previsão de quando as publicidades laterais serão totalmente proibidas. Contudo, espera-se que seja em breve.