Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Projeto Escolas Criativas será implantado na rede pública de Niterói

Integrar cultura, educação, sustentabilidade e inovação é a missão do projeto Escolas Criativas, que começa a ser implantado em três unidades da rede municipal de Niterói: Francisco Portugal Neves, em Piratininga; Santos Dumont, no Bairro de Fátima; e Heitor Villa-Lobos, na Ilha da Conceição.

Com salas interativas, cada unidade ganhará uma cinemateca. Totens digitais oferecerão conteúdos sobre cultura popular, artes cênicas, música, artes visuais, audiovisual, patrimônio material e imaterial e sustentabilidade. “Uma das metas é a integração da formação artística com uma programação cultural circulando pelo ambiente escolar. Toda semana teremos exibições de grupos artísticos, sempre combinando com debate sobre os conteúdos que serão apresentados.” explica Vinícius Wu, diretor executivo do projeto, desenvolvido pela Quitanda das Artes e patrocinado pela Enel, com apoio da prefeitura, através da secretarias de Educação, Cultura e FAN.

As salas de aula do projeto, orçado em R$ 1,2 milhão, terão equipamentos abastecidos com energia fotovoltaica e, paralelamente, um programa de eficiência energética, coordenado pela Enel, será adotado com o objetivo de reduzir o consumo nas escolas. Parte dos recursos foi captada através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, cabendo à prefeitura arcar com o restante.