Categorias
NOVIDADES

CIDADE Procon Estadual autua três restaurantes em Niterói

procon-295x300O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, na última terça-feira (12/05), a Operação Ratatouille Arariboia, que vistoriou restaurantes chiques de Niterói. Foram autuados três dos cinco estabelecimentos fiscalizados e descartados 132 litros de chope fora do prazo de validade, além de 2kg e 350 gramas de alimentos vencidos ou sem especificação da validade.

Na Churrascaria Mocellin, além de 25 litros de chope fora da validade, os fiscais encontraram um cliente fumando na área externa coberta, o que contraria a Lei 9.294/1996. A casa também não tinha afixado o cartaz de proibido fumar. A mesma churrascaria já havia sido autuada pelo Procon por permitir que clientes fumassem nas suas dependências.

Não foram encontradas irregularidades nos restaurantes El Cabron e Salve Simpatia.

Balanço da Operação Ratatouille Arariboia:

1 – Mocellin (Avenida Quintino Bocaiúva, 151,São Francisco):25 litros de chope vencido num barril conectado à chopeira, lixeira sem pedal na área da cozinha,ausência de cartaz de proibido fumar. Os fiscais presenciaram um consumidor fumando na área externa coberta,ausência de sanitizante no salão, o que foi corrigido na hora, ausência de cartaz em braile.

2 – Areias de Itacoatiara (Estrada Francisco da Cruz Nunes, 1.262, loja 101): 2kg de linguiça paio vencida, 27 litros de chope fora da validade, 350g de palmito sem especificação da validade,ausência do Livro de Reclamações.

3 – Nossa Casa (Rua Nóbrega, 198, Icaraí): 80 litros de chope (30 litros num barril conectado à chopeira) fora da validade, ausência do Código de Defesa do Consumidor, do Livro de Reclamações e do certificado de potabilidade da água. Foi dado um prazo de 15 dias para a apresentação do certificado.

Vigilância sanitária interdita estabelecimentos em Icaraí

De acordo com informações do jornal O Fluminense, dois estabelecimentos foram interditados e 382 quilos de alimentos foram considerados impróprios durante a fiscalização da Vigilância Sanitária, ontem, na Rua Moreira César, em Icaraí.

O supermercado Prezunic recebeu auto de infração por ter alimentos em exposição com validade vencida. O bacalhau exposto nas prateleiras e alguns doces da padaria do mercado foram recolhidos pela Vigilância Sanitária.

Os estabelecimentos autuados receberam multas de até R$ 7 mil, mas o valor pode ser dobrado em caso de reincidência.

ATUALIZAÇÃO: 

A Mocellin Churrascaria preza pelo sabor e qualidade dos seus produtos. Sua preferência junto ao público da cidade acaba de ser reforçada pelo resultado do prêmio Água na Boca, do jornal O Globo, pelo qual foi consagrada hors concours, após ter vencido na categoria Churrascaria por três anos consecutivos. Algumas exigências, como a falta de álcool gel para uso do público, foram solucionadas ainda durante a fiscalização do Procon. As demais já estão sendo providenciadas, com todo o rigor adotado pela nossa equipe, sempre priorizando o bem estar e conforto dos nossos clientes. A origem do equívoco está sendo apurada e serão tomadas todas as medidas necessárias para aprimorar ainda mais os procedimentos de utilização e manuseio do nosso estoque.