Categorias
NOVIDADES

CIDADE Projeto ‘Niterói Que Queremos’ tem primeiros resultados divulgados

niteroi_Planejar e realizar políticas públicas para que Niterói se torne uma cidade mais organizada. Esse é o objetivo do plano estratégico ‘Niterói Que Queremos 2013-2033’, que teve seu primeiro balanço apresentado na manhã da última quinta-feira, no Solar do Jambeiro, no Ingá, Zona Sul do município.

Nascido da participação coletiva, com a colaboração de mais de sete mil cidadãos, o plano estratégico de desenvolvimento prevê ações e objetivos de curto, médio e longo prazos para Niterói. Na solenidade, foram apresentados os resultados das áreas que concentraram os esforços e recursos da Prefeitura no período de 2013 a 2016.

“Nós chegamos a três anos e meio desse esforço com um misto de orgulho e, ao mesmo tempo, com a certeza de que também temos desafios a superar. Niterói estava numa situação muito frágil em 2012, mas hoje, temos a satisfação de sermos uma das poucas cidades do Brasil que estão realizando investimentos há muito tempo esperados. Niterói, graças ao ‘Niterói Que Queremos’, está seguindo um rumo para se tornar a melhor cidade do Brasil. E o mais importante: esse rumo foi traçado pela sociedade”, disse o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

A secretária municipal de Modernização da Gestão e Controle, Giovanna Victer, explicou todo o processo de desenvolvimento do plano, do estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas, até o congresso no Ginásio do Caio Martins, que ouviu a opinião da sociedade.

“Hoje estamos entregando o resultado de uma primeira fase desse trabalho, que pertence à cidade. Nós operacionalizamos um sonho e todas essas entregas pertencem a cidade e à cidade cabe a responsabilidade de cobrança para que o projeto continue”, afirmou.

A coordenadora do Núcleo Estratégico da Prefeitura, Gláucia Macedo, apresentou as entregas já realizadas em cada área. No quesito Organização e Segurança, foram destacadas obras de melhoria do trânsito, como a perfuração do túnel Charitas-Cafubá, e de segurança pública, como a inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), além das obras de contenção de encostas e drenagem em 50 pontos da cidade.

Na área de Saúde, a entrega da nova emergência do Getulinho, a inauguração da Unidade Municipal de Urgência Dr. Mário Monteiro, a ampliação do programa Médico de Família e a distribuição de água tratada em 100% das residências de Niterói foram apontadas como as grandes conquistas da gestão.

A entrega de 17 novas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs), que permitiu a criação de mais de 2,5 mil novas vagas na rede de educação infantil, de três novas escolas de Ensino Fundamental e a reforma de outras sete  são as ações que se sobressaíram.

Já na área de resultado “Niterói próspera e dinâmica”, a criação da Casa do Empreendedor e o incentivo à instalação de novos hotéis, que gerou oferta de mais de mil novos leitos na rede hoteleira da cidade, foram as iniciativas ressaltadas.

Os destaques na área “Niterói vibrante e atraente” foram a revitalização do Horto do Fonseca, com a inauguração do Skatepark, e o projeto Enseada Limpa, responsável por melhorias na balneabilidade das praias niteroienses da Baía de Guanabara.

Os projetos já realizados na área de inclusão incluem a contratação de 2.892 unidades habitacionais que serão destinadas às famílias residentes em áreas de risco e que recebem aluguel social, a entrega de 710 unidades de interesse social.

A modernização da gestão pública, a implementação do software de gestão e-cidade, a implantação do Portal da Transparência estão entre as ações de destacadas na área “Niterói eficiente e comprometida”.

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito Axel Grael, o ex-presidente da Associação Conselho Empresarial e Cidadania (Acec) Robson Gouveia e o atual, Joaquim Andrade, o presidente do Sindilojas Niterói, Charbel Tauil, e o deputado estadual Comte Bittencourt, entre demais autoridades do Município.

Para conhecer melhor o projeto, basta acessar o site: www.niteroiquequeremos.com.br